
Conforme o documento, assinado pelo promotor de Justiça Maylton Rodrigues de Miranda, o “grau” não pode ser considerado um esporte regulamentado, pois não ocorre em local adequado e desrespeita normas de trânsito e segurança.
Ministério Público recomenda cancelamento de eventos de grau no Piauí.
Reprodução
O Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu uma recomendação aos organizadores de um evento de “grau”, termo para manobras perigosas com motocicletas sem a devida regulamentação e sem o uso de equipamentos de proteção, em Colônia do Gurguéia, situada a 478 km de Teresina, para que se abstenham de realizar e divulgar o evento.
A organização do evento anunciou, por meio das redes sociais, que já suspendeu a divulgação e pediu aos seguidores da página que façam o mesmo, mas não mencionaram se o evento será cancelado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
⚖️As recomendações são documentos emitidos pelos membros do Ministério Público a órgãos públicos para que cumpram dispositivos constitucionais ou legais. As recomendações servem para chamar a atenção dos órgãos sobre normas, para que essas questões sejam sanadas, e assim se evite que o assunto seja judicializado.
Conforme o documento, assinado pelo promotor de Justiça Maylton Rodrigues de Miranda, o “grau” não pode ser considerado um esporte regulamentado, pois não ocorre em local adequado e desrespeita normas de trânsito e segurança.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A recomendação foi encaminhada também ao comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Bom Jesus, ao Grupamento da Polícia Militar (GPM) de Colônia do Gurguéia, à Polícia Rodoviária Federal em Bom Jesus e à Delegacia de Polícia Civil de Manoel Emídio, ressaltando que as forças de segurança deverão reforçar a fiscalização e, se necessário, adotar medidas como apreensão de veículos e prisão de envolvidos.
Buriti dos Lopes
Além de Colônia do Gurgueia, um evento de “grau” marcado em Buriti dos Lopes, 301 km ao Norte de Teresina, também foi acionado pelo MP, que instaurou uma Notícia de Fato para investigar e impedir a realização do evento.
A Promotoria de Justiça identificou os organizadores e determinou a expedição de uma recomendação proibindo a realização e divulgação da atividade, acionando a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil para fiscalização.
Secretaria de Segurança denunciou eventos ao MP
O Ministério Público teve ciência dos eventos após denúncia da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), que agiu junto ao órgão ministerial para coibir a realização dos eventos de “grau” nos municípios.
O delegado Matheus Zanatta, superintendente de Operações Integradas da SSP, informou que os organizadores dos dois eventos já confirmaram o recebimento das recomendações e que as equipes da secretaria continuarão monitorando os eventos.
Motociclistas realizando “rolezinho do grau”
Reprodução Redes Sociais
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube