
Participam do episódio o pesquisador César Rasec; o compositor e diretor da UBC, Manno Góes; e o jornalista e coordenador de projetos especiais da TV Bahia, Alexandre Lyrio. Multi-instrumentista, cantor, compositor, ouvido absoluto. Luiz César Pereira Caldas, ou apenas Luiz Caldas, é, além de tudo isso, sinônimo da Axé Music, movimento baiano que ganhou o Brasil na década de 1980. A obra de Luiz conta com quase 900 composições registradas na União Brasileira de Compositores (UBC), além de centenas de gravações por grandes nomes da música brasileira.
No ano em que o movimento que ele ajudou a fundar completa 40 anos, Luiz recebeu a Medalha da UBC, uma honraria que reconhece as contribuições artísticas de nomes que impactaram profundamente a música nacional.
Luiz Caldas e a grandiosidade da obra dele são temas do episódio da semana do podcast Eu Te Explico.
O apresentador Fernando Sodake conversa com letrista, poeta, jornalista, pesquisador de música baiana e brasileira e doutor em Letras, César Rasec; com o compositor, escritor, cantor, baixista e diretor da UBC, Manno Góes; e com o jornalista e coordenador de projetos especiais da TV Bahia, Alexandre Lyrio.
🎧 PODCAST: ouça mais episódios do Eu Te Explico
Fernando Sodake conversa com César Rasec.
Natally Acioli/g1
Autor da dissertação “A trajetória de vida de Luiz Caldas: ascensão, inflexão e retomada”, César Rasec conta que mesmo já reconhecido como compositor, Luiz recebeu muitos nãos no eixo Rio-São Paulo. À época, era no sudeste que os artistas conseguiam se consolidar e ganhar notoriedade.
Inquieto e com portas fechadas em outros estados, Luiz trabalhou em uma gravadora, ganhou espaço nas rádios locais, e conquistou a Bahia de canto em canto. O estudioso considera Luiz um “andarilho da música” e ressalta que a Bahia, o Brasil e o cenário cultural precisam agradecer ao garoto nascido em Feira de Santana, pai da axé music.
“Então ele não precisou sair para fazer o sucesso. Foi um fenômeno […] E isso foi importante porque ele saiu da Bahia para conquistar o Brasil, né? E depois até a Axé Music conquistar o mundo”, pontuou Rasec.
💰 DIFICULDADES: quais os caminhos para que os blocos afro tenham autonomia financeira?
🥁 EMPRESÁRIOS: da ascensão dos blocos à queda das cordas
Manno Góes lembra que Luiz Caldas surgiu em um universo que já tinha muitos artistas de qualidade: o carnaval de Salvador. Mas o artista chegou com estilo e estética fora do que se estava acostumado, e fazendo a diferença. O compositor cita como exemplos as roupas, o cabelo comprido, as unhas pintadas, o brinco, e exalta a qualidade musical de Luiz.
“Eu falo que Luiz Caldas foi a pessoa certa, no momento certo, no lugar certo, na hora certa. Então eu acho que Luiz incorpora tudo que vinha existindo na dinâmica do Carnaval da Bahia, que nasce, que se torna muito peculiar e particular a partir do trio elétrico”.
Manno Góes, compositor, escritor, cantor, baixista e diretor de comunicação da UBC.
Natally Acioli/g1
👑 RAINHA: ‘A força que emana de nós se tornou axé music’, diz Daniela Mercury ao celebrar legado na música
🎤 VOZES DA AXÉ: desafios de mulheres que escolheram viver da música que sustenta o carnaval
Por trás do programa especial da Rede Bahia que celebra os 40 anos da Axé Music, Alexandre Lyrio se debruçou em uma vasta pesquisa sobre o tema e sobre a contribuição de Luiz Caldas para o movimento. Sobre isso, é categórico: “basta dizer que sem Luiz, nada feito”.
“Além de uma liderança, [Caldas] tinha uma visão diferente dos outros, né? Além de ter trazido uma nova dança, uma nova estética, além do som que eles estavam construindo ali”.
Misturando linguagem de documentário e reportagem, o especial reconstrói, com o uso de Inteligência Artificial, momentos emblemáticos do processo de surgimento e consolidação do axé.
Alexandre Lyrio é jornalista e coordenador de projetos especiais da TV Bahia.
Natally Acioli/g1
🎧 Ouça também…
‘Falam que a axé music morreu, mas a música baiana é viva’, diz Armandinho
Você pode ouvir o Eu Te Explico no g1, GloboPlay, Spotify, Deezer e Amazon Music. Siga o Eu te Explico para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
🎧 Veja trechos do episódio #127 do Eu Te Explico
🎧 VÍDEOS: Cortes do Eu Te Explico