Nem bovina, nem de frango: esta é a carne que mais protege o seu sistema imunológico

No mercado de carnes, existem várias opções e algumas são mais populares que as outras. Porém, a carne de galinha se destaca por suas propriedades nutricionais, apesar de não ter o mesmo protagonismo que o frango ou o porco.

A carne de galinha é um dos alimentos mais saudáveis para preparar petiscos, croquetes, caldos e sopas, pois sua composição é muito parecida com a do frango.

Segundo a FEN (Fundação Espanhola de Nutrição), muitas pessoas utilizam a carne em outras preparações, embora não seja frequentemente cozida devido à sua textura mais rígida.

na foto aparece uma carne de galinha tem vários nutrientes essenciais ao corpo

Carne de galinha tem vários nutrientes essenciais ao corpo – Foto: Freepik/ND

A FEN também aponta que a maior parte da carne de galinha é composta por água e que representa aproximadamente 70% do seu peso. Isso torna a carne de galinha com alta capacidade de hidratação e digestibilidade, o que facilita a incorporação em diversas dietas.

Essa carne também possui valor biológico porque contém todos os aminoácidos essenciais para o organismo, sendo uma excelente fonte de proteínas de qualidade, ajudando na reparação e no crescimento muscular.

Os benefícios da carne de galinha

Segundo o portal Mejor con Salud, a carne de galinha contém gorduras saudáveis e vitaminas que fazem dela um alimento benéfico para a saúde do coração e o sistema imunológico.

“A carne de galinha é recomendada para todos. No entanto, devido ao seu aporte de aminoácidos essenciais e sua alta digestibilidade, é especialmente interessante em algumas situações, principalmente para atletas e pessoas com grande atividade física, como idosos, crianças e adolescentes”, comenta Mejor con Salud.

Baixo teor de gordura

Outra característica desse alimento é o baixo teor de gordura, especialmente quando é consumido sem pele, que é onde fica a maior parte das calorias.

A carne de galinha é uma fonte de minerais essenciais, como ferro, fósforo e zinco, que são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo.

Por conta da quantidade de ferro que contém, essa carne não apenas auxilia na produção de hemoglobina e no transporte de oxigênio, mas também traz grandes benefícios para pessoas com risco de anemia, além de mulheres grávidas e crianças.

Por outro lado, o zinco é essencial para o sistema imunológico, a cicatrização de feridas e a síntese de proteínas.

“A proteína é fundamental para construir e reparar tecidos e manter a massa muscular. Sua deficiência pode causar atraso no crescimento, anemia, fraqueza física ou comprometimento da imunidade”, acrescenta Mejor con Salud.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.