
Fenômeno foi visto em Nhandeara e José Bonifácio, próximo a Rio Preto (SP), na noite de terça-feira (18). Entenda o que causa as luzes no céu. Céu de José Bonifácio protagoniza ‘show’ de relâmpagos
O céu das cidades de Nhandeara (SP) e José Bonifácio (SP), na região de São José do Rio Preto (SP), foi palco de um “show” de relâmpagos que, segundo os moradores, durou cerca de 45 minutos ininterruptos durante a noite de terça-feira (18).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Céu de José Bonifácio (SP) protagoniza ‘show’ de relâmpagos
Álavaro Zaque/Arquivo pessoal
Ao g1, o empresário Álvaro Zaqueo, de 32 anos, disse que nunca tinha visto algo parecido. Assim que percebeu o clarão no céu, o morador de José Bonifácio decidiu que começaria a registrar o fenômeno.
“Eu achei muito bonito. Festival de ‘solda’ no céu. O meu sogro José Carlos estava do lado e preocupado pela chuva que estava imaginando que poderia vir”, comenta o empresário.
Apesar de achar que os relâmpagos antecipariam uma forte chuva, Álvaro brinca que foi enganado porque não viu sequer uma gota de água caindo do céu. Ao contrário, o “calorão” persistiu.
Céu de Nhandeara protagoniza ‘show’ de relâmpagos
Outro responsável pelo registro do “show” de luzes foi o astrônomo amador Renato Poltronieri. À reportagem, o especialista explica que o relâmpago pode, sim, indicar fortes chuvas.
O fenômeno, conforme ele, é a luz proveniente da forte descarga elétrica que ocorre entre duas nuvens carregadas, somada às altas temperaturas e à umidade relativa do ar, por causa da instabilidade.
Céu de Nhandeara (SP) protagoniza ‘show’ de relâmpagos
Renato Poltronieri/Arquivo pessoal
Conforme uma cartilha da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, lançada pelo Instituto Geológico em 2013, os relâmpagos são responsáveis por 10 a 20 mil acidentes fatais por ano em todo o mundo, além de prejuízos que vão desde a queima de aparelhos eletrônicos até interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Além disso, a cartilha pontua que os relâmpagos “também afetam o meio ambiente, alterando a química do solo e da atmosfera, modificando a concentração de importantes elementos como o ozônio na atmosfera, bem como produzindo fertilizantes naturais que se precipitam com a chuva”.
⚡ Raio, relâmpago ou trovão?
Os fenômenos atmosféricos são geralmente confundidos pela população. Veja as diferenças abaixo:
Raio: é a descarga elétrica que sai das nuvens e atinge o solo ou outro ponto;
Relâmpago: é o clarão causado pela descarga elétrica no céu, é a parte visível do raio;
Trovão: é o som provocado pelo aquecimento e expansão do ar após o raio.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM