![](https://s2-g1.glbimg.com/ieM0C5KpFdN53pKmkbffP-GT5Zs=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/9/p/YDAB0USRqYMZ2yzaTAug/img-20240627-wa0008.jpg)
Produto surgiu em Prudentópolis, na região central, e recentemente recebeu reconhecimento com selo Indicação Geográfica. Peça pode ser servida sozinha, mas também compõe uma infinidade de pratos. Mais de 7 horas de preparo: conheça o embutido típico de uma cidade no Paraná
A cracóvia, um embutido tradicional de Prudentópolis, na região central do Paraná, faz sucesso no paladar de turistas e visitantes há anos.
Visualmente parecida com uma linguiça, a iguaria é produzida com carne suína magra e que não pode ser congelada. Ao contrário de outros embutidos, a cracóvia tem um teor de gordura mais baixo por utilizar na fabricação, exclusivamente, as partes nobres do porco, como pernil ou lombo. Veja abaixo o modo de preparo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Marcos Machulek, produtor e presidente da Associação dos Produtores de Embutidos de Prudentópolis (Apep), conta que o embutido é um dos atrativos turísticos da cidade, que tem em sua formação histórica uma forte influência polonesa – foi da Polônia, inclusive, que veio a origem do nome do embutido, inspirado na cidade de Kraków (Cracóvia, em português).
A peça pode ser cortada e comida sozinha, mas também pode compor também uma variedade de pratos, como patês, pizzas, risoles e até panquecas.
“É um produto que a gente fabrica e consome. Todas as receitas possíveis a gente usa a cracóvia”, conta a empresária Lucia Machulek, que trabalha com a iguaria.
O sucesso da cracóvia garantiu que ao produto, em janeiro de 2025, o selo de Indicação Geográfica (IG), concedido para produções reconhecidas pela relevância regional. Com isso, os embutidos produzidos em Prudentópolis passaram a receber uma marca na embalagem, indicando que o alimento é original da cidade.
Essa indicação tem duas categorias: a denominação de origem, que associa o produto ao território específico; e a indicação de procedência, que valoriza comercialmente a reputação da região na produção do alimento.
“No caso da cracóvia de Prudentópolis, é a indicação por procedência, a fama por produzir” ,explica Mariana Scheibel, consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Leia também:
‘Vai viver apanhando de mim’: Câmera registra som de agressões de mãe contra filha de 3 anos
Caso Marcelo Arruda: Guaranho deixa Complexo Penal após desembargador autorizar prisão domiciliar
Golpe: Polícia apreende tratores de enchentes no RS que eram vendidos como novos no PR
Como é feita a cracóvia?
Para alcançar os atributos originais, a cracóvia é defumada por várias horas
Marcos Machulek
O tempo de preparo varia de 7 a 8 horas.
Na produção da cracóvia, os empresários explicam que o primeiro passo é selecionar a carne que precisa ser desossada e cortada em pedaços menores. Os nervos devem ser retirados e separados.
Em seguida, a carne deve ser encaminhada para um moedor. Após, deve ser misturada com temperos e passar por um período de descanso. A próxima etapa consiste em transferir a carne para uma máquina que molda no formato de cracóvia, geralmente similar ao de uma mortadela.
A carne já moída e temperada é colocada em uma tripa artificial e amarrada com um fio. Por fim, as porções são levadas ao defumador. Após essa etapa, o embutido está pronto para ser embalado, comercializado e consumido.
Cracóvia é embutido típico de cidade do Paraná.
RPC
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.