O incêndio rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, atingiu ao menos oito estabelecimentos comerciais, causando grandes prejuízos aos lojistas. Um desses estabelecimentos foi o da Ação Social Catedral São Paulo Apóstolo, que registrou uma perda de 95%.
Recomeço após incêndio na rua XV de Novembro
Em entrevista à NDTV Record Blumenau, a presidente da instituição, Justina Ines Mannes, explicou que os próximos passos visam um novo recomeço, para que a Ação Social possa voltar a ajudar as pessoas.
“Nós vamos recomeçar tudo de novo com a ajuda de todo mundo. Já somos 65 voluntários que estão aqui há muitos anos, se doando e se dedicando. Fica principalmente na memória, mas nós vamos renascer das cinzas”, comentou Justina.
Além das perdas estruturais e financeiras, a presidente destacou o prejuízo histórico. “É incalculável, pela memória, pela história da ação social, pela nossa causa. Nós tivemos perda total, praticamente 95% foi perdido. Só sobrou um pedacinho da doação de roupas”, completou.
No início do incêndio na rua XV de Novembro, na tarde desta quinta-feira (23), havia três voluntárias na Ação Social. Segundo Justina, assim que elas sentiram calor e perceberam a fumaça, saíram rapidamente do local. “Graças a Deus, não houve nenhuma vítima ou feridos”, relatou a presidente.
Trecho da Rua XV de Novembro segue fechado ao trânsito
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura de Blumenau, a Rua XV de Novembro permanecerá interditada durante todo o fim de semana, no trecho entre as ruas Padre Jacobs e Presidente John Kennedy.
A decisão foi tomada após avaliação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros no prédio atingido pelo incêndio. Com isso, os corredores de ônibus da Avenida Presidente Castelo Branco, conhecida como Beira-Rio, e da Avenida Martin Luther ficarão liberados para carros.
É fundamental que os motoristas respeitem a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito.
Ainda conforme a prefeitura municipal, a Rota de Lazer está mantida para este domingo (26).
As ações ocorrem das 8h às 19h a partir da praça Dr. Blumenau até a rua Padre Jacobs e do Castelo da Havan até a Rua Amadeu da Luz. O evento conta com a presença de Agentes de Trânsito para garantir a segurança da população.