As forças de segurança do RJ iniciaram nesta sexta-feira (24) uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O objetivo é impedir a expansão territorial dos criminosos e combater os constantes roubos de cargas na região. Cerca de 500 agentes participaram da operação.
Um jardineiro de 36 anos, identificado como Carlos André Vasconcellos dos Santos, morreu baleado com tiro nas costas enquanto ia para o trabalho, no BRT da Penha. Outro morador, de 21 anos, e um policial militar ficaram feridos; eles foram encaminhados para o Hospital Estadual Getúlio Vargas.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou ao Portal iG que a direção do hospital que o estado de saúde de Diogo Marinho Rodrigues Jordão, do Batalhão de Choque é grave, e o de Wander Souza dos Santos, morador ferido dentro de casa, é estável.
Intensa troca de tiros
Os moradores das comunidades relataram uma intensa troca de tiros durante a madrugada e no começo da manhã desta sexta. Também há relatos de barricadas queimadas e incêndios nas comunidades.
Em entrevista à Globo, o porta-voz da PM, Major Maicon Pereira, afirmou que as tropas da polícia militar ainda estão nas comunidades e encontram resistência em alguns pontos.
Grandes quantidades de drogas — cerca de uma tonelada — foram apreendidas e uma pessoa foi presa até o momento. Segundo o porta-voz, no início da manhã traficantes atiraram, do alto do Complexo do Alemão, contra os agentes. O Portal iG procurou a Polícia Militar para comentar a operação, mas até o momento não obteve resposta.