Sepultamento também está previsto para acontecer nesta sexta-feira. Vítimas são uma idosa, o filho, o neto, de 1 ano e 1 mês, e a nora dela. Corpos de familiares mortos soterrados em Barra do Piraí são velados
Julio Araujo/Prefeitura Municipal de Barra do Piraí
Os corpos das quatro pessoas da mesma família que morreram soterradas após o desabamento de um imóvel de três andares em Barra do Piraí (RJ) estão sendo velados na tarde desta sexta-feira (23), na Capela Cherem, no Centro. O velório começou às 15h30.
As vítimas são uma idosa, o filho, o neto, de 1 ano e 1 mês, e a nora dela. Elas foram identificadas como:
Lígia Maria de Carvalho de Carvalho, de 63 anos
Lígia Carvalho, morta soterrada em Barra do Piraí
Divulgação/Prefeitura de Barra do Piraí
Bruno de Carvalho, de 26 anos
Bruno de Carvalho, morto soterrado em Barra do Piraí
Divulgação/Prefeitura de Barra do Piraí
Gael Oliveira de Carvalho, de 1 ano e 1 mês
Inara de Oliveira, de 24 anos
Inara e Gael, mãe e filho que morreram soterrados em Barra do Piraí
Reprodução/Redes sociais
O enterro está previsto para acontecer ainda nesta sexta-feira, às 16h30, no Cemitério Santa Rosa, também no Centro.
O imóvel em que as vítimas estavam, no Centro, foi atingido por um deslizamento de terra provocado pela chuva que atingiu a cidade entre a noite de quarta-feira (21) e a manhã de quinta-feira (22).
Outras cinco pessoas foram resgatadas com vida dos escombros e levadas para a Santa Casa. A unidade médica não passou o estado de saúde delas.
Deslizamento de terra que atingiu imóvel de três andares
Valber Matias
Prefeito decretou estado de calamidade pública
O prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves, decretou estado de calamidade pública por conta da tragédia provocada pela chuva na cidade.
“A Defesa Civil, a Assistência Social e os demais serviços públicos trabalharam desde o início das chuvas. Apesar dos alertas à população sobre o alto volume de chuva, a situação em Barra do Piraí se agravou bastante, deixando a cidade vulnerável, com várias vítimas fatais dessa vez, infelizmente, e muitos desalojados”, disse o prefeito.
“Para vocês terem uma noção, parte da rodovia federal, 393, foi levada pela chuva, o que resultou em mais gente desalojada ali no bairro Lago Azul. Uma situação trágica, porque dessa vez tivemos perdas de vidas humanas. Essa é uma situação extremamente desafiadora. Quase, eu posso aqui afirmar, um pesadelo. A prefeitura vai continuar oferecendo total apoio às famílias afetadas. Estou visitando pessoalmente os locais atingidos e eu quero aqui assumir um compromisso de buscar soluções e assistência necessária”, completou Mário Esteves.
Cratera se abre na BR-393
Asfalto cede e trânsito na BR-393 é interditado nos dois sentidos
Divulgação/PRF
Durante a madrugada de quinta-feira (22), o asfalto cedeu e a BR-393 (Rodovia Lúcio Meira) foi totalmente fechada nos dois sentidos na altura de Barra do Piraí (RJ). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a cratera foi aberta por causa do grande volume de chuva que encharcou o solo.
Por volta de 1h50, a estrada já havia sido interditada por causa do risco do asfalto ceder, o que acabou, de fato, acontecendo às 2h38.
O local vem sendo sinalizado pela concessionária K-Infra. O trânsito de veículos leves está sendo desviado pelo perímetro urbano de Barra do Piraí.
Carros de passeio e caminhões estão sendo orientados a seguir uma rota alternativa no km 259, por dentro de Barra do Piraí, para sair no km 255, na altura do bairro Belvedere, ou no km 252, no bairro Matadouro.
Transtornos pela cidade
A chuva também provocou alagamentos nos bairros Maracanã, Belvedere, Caeira, Oficinas Velhas, Parque Santana, Lago Azul, Santa Bárbara.
Na RJ-145, próximo ao bairro Ponte do Andrade, uma barreira caiu interditando a pista, que segue fechada na manhã desta quinta-feira.
Houve, pelo menos, cinco desabamentos de imóveis ou parte deles, nem todos com vítimas. No bairro Metalúrgica, uma encosta desceu sobre uma rua.
Agentes da Defesa Civil, da Assistência Social e demais serviços públicos estão nas ruas para mapear os estragos e ajudar a população diante dos transtornos.
A prefeitura estima que 1.200 pessoas foram afetadas pela chuva e que 125 estão desalojadas. Não há desabrigadas.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Corpos de familiares mortos soterrados em Barra do Piraí são velados nesta sexta-feira
Adicionar aos favoritos o Link permanente.