Temporal também deixou 40 desalojados. Houve registros de deslizamentos e moradores foram resgatados por helicópteros. Chuva deixa 80 desabrigados em Paulo de Frontin
Divulgação/Defesa Civil
O temporal que atingiu Paulo de Frontin entre a noite de quarta-feira (21) e a madrugada de quinta-feira (22) causou vários transtornos na cidade. O volume de chuva registrado foi de 93 milímetros em 24 horas.
Segundo a prefeitura, 30 casas foram interditadas. Ao todo, 80 pessoas estão desabrigadas e 40 estão desalojadas. Todos estão sendo acompanhados pela Assistência Social do município.
Cerca de 30 casas foram interditadas em Paulo de Frontin
Divulgação/Defesa Civil
Para auxiliar os afetados pela chuva, foram montados dois abrigos no Centro de Paulo de Frontin. O local conta com uma estrutura com colchões para os atingidos. Também estão sendo oferecidas quatro refeições diárias.
Foram registrados 85 deslizamentos dentro da área do município e cerca de 50 nas rodovias estaduais que cortam a cidade: RJ 127 e RJ-129.
Ainda de acordo com o poder público municipal, moradores dos bairros Palmeira da Serra, Lagoinha e Ramalho tiveram que ser resgatados por um helicóptero do Corpo de Bombeiros após a queda de barreira interditar a saída.
Chuva em Paulo de Frontin interditou 30 casas
Divulgação/Defesa Civil
Neste momento, a população está precisando de doações de água distribuídas em galão ou garrafas, material de higiene e cesta básicas. Saiba como ajudar aqui.
Nesta sexta-feira (23), os bairros Lagoinha, Palmeira da Serra, Palmas, Borracha, Matadouro, Grama, Aguada, Pico do Lírio e Jardim Alto do Chafre estão sem energia elétrica.
Estado de emergência é decretado
Segundo a prefeitura, foi decretado o estado de emergência na cidade. Um gabinete de crise foi instalado no Centro de Paulo de Frontin para atender as famílias que estiverem com alguma necessidade.
Ainda de acordo com o poder público, como tem muitos pontos de interdição, ainda não foi possível determinar o balanço final das ocorrências.
Trânsito interditado na cidade
Estradas estão interditadas em Paulo de Frontin
Divulgação/Defesa Civil
De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ), a RJ-127, que liga Paracambi (RJ) a Mendes (RJ), está totalmente interditada, pois há altos riscos de deslizamentos. A rota alternativa é passar pela Serra das Araras e acessar a Via Dutra.
Na RJ-145, o DER-RJ está fazendo a retirada de barreiras em diversos pontos ao longo da rodovia, entre Barra do Piraí e Piraí. Nesses pontos, o tráfego funciona no sistema pare e siga.
A RJ-129 também se encontra interditada para veículos pesados, no trecho do bairro da Agua até o Centro de Paulo de Frontin. O trânsito está fechado para veículos pesados e apenas passa veículos leves.
A prefeitura informou ainda que os bairro Palmeiras da Serra e Lagoinha estavam isolados sem passagem até a publicação desta reportagem.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Chuva forte deixa 80 desabrigados em Paulo de Frontin
Adicionar aos favoritos o Link permanente.