Mãe da menina continua internada na Santa Casa. Desabamento aconteceu na madrugada de quinta-feira, no bairro Grotão. Chuva forte causou vários transtornos na cidade. Bombeiros buscam criança de 6 anos sob escombros após deslizamento de terra em Mendes
TV Rio Sul
As buscas pela menina que desapareceu nos escombros de um deslizamento em Mendes (RJ) entraram no segundo dia nesta sexta-feira (23).
O desabamento aconteceu na madrugada de quinta-feira (22), no bairro Grotão. A criança foi identificada como Juliana Ribeiro Adão, de 6 anos, de acordo com informações cedidas pela prefeitura.
“A gente fica nessa ansiedade porque não sabemos se ainda tem vida, nós temos esperança que vai encontrar ela com vida e ao mesmo tempo pedimos para Deus força para a gente enfrentar e ajudar a família”, disse a vizinha, Maria de Fátima Marcelino.
VÍDEO: veja imóvel soterrado em que criança de 6 anos está desaparecida
“Eu creio em Deus, e acredito que ela está guardada em algum canto ali por Deus. Ela vai sair dali viva, eu acredito, em nome de Jesus, porque o que eu passei é quase a mesma coisa do que ela, e acredito que, como eu saí viva, ela também vai”, disse Dariane Marcelino da Silva, prima da menina desaparecida.
A mãe e um irmão de Juliana foram resgatadas com vida. A mãe dela foi levada para a Santa Casa. Segundo a prefeitura, ela seguia internada com estado de saúde estável na manhã desta sexta-feira (23).
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil estão no local fazendo buscas pela criança. A ação conta também com o auxílio de voluntários e um helicóptero da corporação. Na quinta-feira, cães farejadores estiveram na área onde ocorreu o desabamento.
“Estamos pegando balde com água, inchada, ajudando a carregar terra para fora, para tirar o fluxo de dentro da terra. A água ali, no caso, ela serve como se fosse uma ferramenta menos destrutiva. Se for o caso de achar, não causar dano ao corpo da criança ou alguma coisa do tipo. A água vai desmontando a terra, justamente para isso”, explicou um dos voluntários e morador do bairro Grotão, William.
Volume de chuva castiga a cidade
Rua João Nery, no Centro de Mendes
Reprodução/Redes sociais
Segundo a prefeitura, foram 164.8 milímetros de chuva dentro de um período de 24 horas, um volume muito acima do que era esperado.
“A nossa cidade foi acometida pelas fortes chuvas pela segunda vez em menos de 30 dias. Mendes, com esse índice acumulado, teve o segundo maior volume de chuva do estado, atrás apenas de Nova Iguaçu. Isso mostra a gravidade dessa tempestade e os transtornos que ela causou pra Mendes”, disse o prefeito Jorge Henrique.
Uma força-tarefa montada pela prefeitura vem atuando nas ruas desde a noite de quarta-feira.
“Várias vias interditadas, árvores caídas sobre a rede elétrica, o que deixou boa parte da cidade sem iluminação. Também tivemos enchentes em vários locais da cidade, sendo os piores deles no bairro Santa Rosa e no Grotão, onde, infelizmente, uma casa foi soterrada e ainda estão procurando uma das vítimas”, acrescentou o prefeito.
Abrigo para desalojados e desabrigados
Travessa Santa Cruz, no bairro Humberto Antunes
Reprodução/Redes sociais
Até a última atualização desta reportagem, a prefeitura não havia divulgado números oficiais de desabrigados e desalojados.
Quem estiver em imóveis com risco de desabamento pode procurar ajuda na Assistência Social, localizada na Rua Maria Estela Moura, nº 57, no Centro.
Um abrigo montado pela prefeitura no Ciep 288, na Rua Alberto Torres, na Vila Wesley, para receber os desabrigados e/ou desalojados.
“A prioridade tem sido a ajuda humanitária: auxílio àquelas pessoas que estão tendo as suas residências interditadas, por estarem em risco de desabamento”, reforçou o prefeito.
Mais transtornos pela cidade
Queda de poste no bairro Gaudência
Reprodução/Redes sociais
No bairro Humberto Antunes, um barranco desceu e destruiu a cozinha de uma casa. Neste imóvel, ninguém ficou ferido. Os moradores saíram da residência e passaram a noite em uma pousada.
Houve registros de alagamentos em vários pontos da cidade, como na rodoviária, no Centro da cidade. Um supermercado também foi tomado pela água (veja foto abaixo).
No Gaudência, uma árvore caiu sobre um poste e interditou a entrada do bairro — os moradores só conseguiam passar a pé.
A cidade é cortada pelas estradas RJ-127 e RJ-133. Uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) foi ao local para desobstruir as vias.
Supermercado no Centro de Mendes
Reprodução/Redes sociais
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
ac entraram no segundo dia nesta sexta-feira (23). O desabamento c no bairro Grotão.
Buscas por criança desaparecida em escombros de deslizamento em Mendes entram no segundo dia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.