
Operação ocorreu na segunda-feira (31) em São José do Rio Preto (SP). DDM cumpriu o mandado, emitido pela Justiça, em relação a uma investigação de violência doméstica. Médico informou à polícia que é CAC. Polícia encontrou pelo menos cinco armas de uso restrito. Polícia apreende armas de uso restrito em casa de médico em São José do Rio Preto (SP)
Polícia Civil/Divulgação
As armas apreendidas pela Polícia Civil durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa de um médico têm o potencial de perfurar carros blindados e coletes à prova de balas, segundo apurado pela reportagem, na segunda-feira (31) em São José do Rio Preto (SP).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Conforme apurado pela reportagem, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) cumpriu o mandado, emitido pela Justiça, em relação a uma investigação de violência doméstica. Inicialmente, o suspeito foi abordado no consultório dele, onde não foram encontradas irregularidades.
Em seguida, os policiais foram até a casa do suspeito, no bairro Nova Redentora, onde foram encontradas 28 armas, entre elas um fuzil, uma carabina, três espingardas, um revólver calibre 12, sendo cinco de uso restrito, além de 3.831 munições.
Polícia apreende armas e munições em casa de médico em São José do Rio Preto (SP)
Polícia Civil/Divulgação
Questionado, o médico informou à polícia que possuía o armamento e munições na condição de “Colecionador, Atirador e Caçador (CAC)”. Ele apresentou registro de todas elas, mas algumas estavam com a documentação vencida, o que é considerado ilícito, segundo a legislação.
Diante disso, foi determinada a apreensão do arsenal. O caso foi registrado como localização e apreensão de objetos.
Novo decreto
Entenda o que é o registro CAC
Durante os quatro anos em que esteve à frente do Executivo, o ex-presidente Jair Bolsonaro editou decretos para facilitar o acesso de brasileiros a armas, inclusive as de grosso calibre e as de uso restrito, como fuzis. Também houve aumento no limite de munições disponíveis anualmente para CACs.
No dia 2 de janeiro de 2023, logo após assumir o governo, o presidente Lula revogou as normas sobre armas e definiu novas regras, dentre as quais a suspensão de novas concessões para CACs registrarem novas armas.
Entre as medidas imediatas previstas no decreto estão:
Suspensão de novos registros de armas por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) e por particulares;
Redução dos limites para compra de armas e munição de uso permitido;
Suspensão de novos registros de clubes e escolas de tiro;
Suspensão da concessão de novos registros para CACs;
Criação de grupo de trabalho para propor nova regulamentação para o Estatuto do Desarmamento, de 2003.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM