
Desde 7 de outubro de 2023, pessoas de vários lugares do mundo acompanham com apreensão a história da família Bibas, que foi sequestrada pelo grupo extremista Hamas durante a invasão a Israel.
Nas redes sociais, as páginas ”Bring Bibas Back” (Traga os Bibas de volta) já somam mais de 160 mil seguidores para acompanhar notícias sobra a família.
A mãe Shiri, de 31 anos, o pai, Yarden, de 33, e seus dois filhos pequenos, Ariel, de 4 anos, e Kfir, de apenas 9 meses, tornaram-se o principal símbolo da guerra entre Hamas e Israel.

A família foi sequestrada dentro da própria casa no kibutz Nir Oz, no sul de Israel. O caso ganhou ainda mais destaque pela idade de Kfir, que foi o refém mais jovem entre os 250 capturados pelo Hamas. Nascido em 18 de janeiro de 2023, o bebê nunca comemorou um aniversário sequer em liberdade.
De acordo com o site Israel Haylon, Shiri é filha de Yossi e Margit Silberman. Ambos foram assassinados pelo grupo terrorista durante a invasão ao kibutz. Shiri nasceu na comunidade e lá trabalhou como babá e, até o sequestro, atuava como contadora.
Já Yarden Bibas era soldador. Sua família é formada por judeus iemenitas.
Sequestro

Yarden foi sequestrado enquanto estava ferido e separado da família. No dia do sequestro, integrantes do Hamas arrombaram a porta da casa dos Bibas usando uma furadeira e outros equipamentos. As crianças foram retiradas das próprias camas pelos terroristas. A captura de Shiri e dos filhos viralizou nas redes sociais.
Atitude desumana
Ao contrário do resto da família, Yarden Bibas conseguiu ser libertado em 1º de fevereiro de 2025, após mais de 480 dias em cativeiro. Segundo o jornal The Guardian, ele foi informado pelo Hamas que sua família estava morta, mas as autoridades israelenses não confirmaram a informação.
Assim, o pai da família continuou a acreditar que eles ainda poderiam estar vivos. Mas o otimismo de Yarden sofreu um duro baque nesta terça-feira (18), quando o grupo extremista anunciou que os corpos de Shiri, Ariel e Kfir seriam devolvidos a Israel, o que gerou uma forte reação da sociedade israelense e do governo do país.

Israel e Hamas chegaram a um acordo para a libertação dos reféns remanescentes da primeira fase do acordo de cessar-fogo. Na quinta-feira, (20), serão devolvidos 4 corpos. Já no sábado, 6 reféns vivos retornarão a Israel.
As autoridades israelenses informaram que uma análise forense será feita e só depois disso a identidade dos reféns mortos será confirmada.

Os familiares de Shiri, Yarden, Ariel e Kfir disseram que só depois que as autópsias forem concluídas o período de luto pode começar, pedindo aos israelenses que esperem e respeitem a privacidade deles
Veja mais imagens da família



