
O ICSC (Instituto de Cardiologia de Santa Catarina) receberá um novo prédio em São José. O novo prédio será erguido no estacionamento superior do HRSJ (Hospital Regional de São José). O anúncio ocorreu na terça-feira (18).

Edital para a execução da obra está prevista para o primeiro semestre de 2025 – Foto: Secom/Divulgação/ND
Atualmente, o ICSC tem 126 leitos, que estão incorporados à estrutura do HRSJ. Com o novo prédio, esses leitos deixarão de ser usados pelo instituto e ficarão somente com o hospital. Com a soma das vagas oriundas do HRSJ, o novo prédio do Instituto de Cardiologia terá 245, um aumento de 94,4%. Do total, 40 serão de UTI.
Obra do Instituto de Cardiologia terá investimento estadual e federal para ampliar atendimento pelo SUS
O governador Jorginho Mello (PL) destacou que recursos estaduais e federais serão destinados à obra, que promete melhorar o atendimento tanto no ICSC quanto no HRSJ. “Além de desafogar o Hospital Regional de São José, essa obra vai garantir um atendimento mais digno para quem precisa”, afirmou.
Diogo Demarchi, secretário de Estado da Saúde, explicou que o edital para a execução da obra está previsto para o primeiro semestre de 2025. “Os projetos já estão prontos e aprovados, e agora chegou o momento de avançar com a publicação do edital”, disse.

Instituto de Cardiologia de Santa Catarina funciona dentro do Hospital Regional de São José – Foto: Secom/Divulgação/ND
O ICSC é referência em cirurgias cardiovasculares, procedimentos de cardiologia intervencionista e endovasculares extracorpóreos, atendendo exclusivamente pelo SUS. A nova estrutura reforçará o atendimento médico hospitalar ambulatorial e de internação para todo o estado.