
Um corpo celeste descoberto no final de 2024, intitulado como Asteroide 2024 YR4, está gerando preocupação devido à possibilidade de colisão com a Terra. Conforme a NASA, a probabilidade de impacto aumentou na terça-feira (18) para 2,6%, ou seja, uma chance em 38 de que o espaço rochoso atinja nosso planeta em 22 de dezembro de 2032.

O asteroide, com cerca de 54 metros de diâmetro, é grande o suficiente para destruir uma cidade inteira caso atinja a Terra – Foto: Divulgação/NASA/ND
O asteroide, com cerca de 54 metros de diâmetro, é grande o suficiente para destruir uma cidade inteira caso atinja a Terra. Contudo, o diretor de ciência da Planetary Society, Bruce Betts, afirmou à AFP que não há motivo para preocupação: “Não estou em pânico”, disse ele.
Betts acrescenta que, com observações adicionais, o caminho do asteroide será melhor compreendido, e a probabilidade de impacto poderá cair para zero.
Em relação a esses eventos, estudos de impacto de asteroides, como o realizado por O’Keefe, em 2021, destacam que os riscos, embora reais, são monitorados de forma contínua e com grande precisão.
Vídeo de asteroide 2024 YR4 causa preocupação pública
Um vídeo tem chamado a atenção de muitos internautas ao mostrar os efeitos devastadores de um impacto de asteroide. A animação, criada pelo artista 3D Álvaro Gracia Montoya, ilustra o impacto de um asteroide capaz de destruir uma cidade.
A propagação do vídeo intensificou o medo, mas especialistas reiteram ser um cenário altamente improvável.
Assista ao vídeo
Artista 3D cria animação que mostra asteroide 2024 YR4 atingindo local da Terra – Vídeo: Collin Rugg/@collinrugg/X
Com risco de asteroide 2024 YR4 atingir a Terra, quais países poderiam ser impactados?
Conhecido como o “assassino de cidades”, especialistas da agência espacial alertam que caso o asteroide 2024 YR4 atinja uma metrópole como Paris, Londres ou Nava Iorque, a destruição poderia alcançar toda a cidade e arredores.
Para os cientistas da NASA, os impactos da explosão do asteroide poderia liberar energia equivalente a oito megatons de TNT — mais de 500 vezes a bomba de Hiroshima. Se porventura cair no oceano, o impacto pode gerar tsunamis em regiões costeiras.
Estudos indicam que os locais mais propensos ao impacto incluem o leste do Oceano Pacífico, o norte da América do Sul, o Oceano Atlântico, partes da África, o Mar Arábico e o sul da Ásia. Entre os países que poderiam ser afetados estão:
- América do Sul: Equador, Colômbia, Venezuela
- África: Nigéria, Sudão, Etiópia
- Ásia: Índia, Paquistão, Bangladesh
Estratégia para evitar colisão de asteroide contra a Terra
Vale ressaltar que apesar do risco de asteroide atingir a Terra crescer, cientistas continuam trabalhando em formas de evitar a colisão. Agências espaciais como a NASA, ESA e IAWA (Rede Internacional de Alerta de Asteroides), estão acompanhando a trajetória do asteroide 2024 YRA.
Uma das soluções em estudo é o uso de um impactador cinético — uma espaçonave que colidiria com o asteroide para alterar sua rota. “Basta lançar uma nave e atingi-lo com força suficiente para mudar sua órbita”, explicou Andy Rivkin, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Físico explica que forma de evitar impacto seria envio de espaçonave ao espaço para que ela colida contra asteroide e mude sua rota – Foto: Freepik/ND