Creatina é aliada da saúde em qualquer idade

Creatina

Fique por dentro dos benefícios da creatina para a sua saúde – Foto: Guilherme Tancredo

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o uso da creatina como um dos principais suplementos, saiba que as pesquisas estão a cada dia avançando mais quanto às qualidades dessa substância. Mesmo que ela seja produzida no organismo, seu consumo é aconselhável para potencializar a força muscular e a capacidade cognitiva.

Explica a nutricionista Larissa Machado que a creatina é composta por três aminoácidos (glicina, arginina e metionina) e é sintetizada no fígado, rins e pâncreas. É armazenada predominantemente nos músculos esqueléticos e em uma quantidade menor no cérebro, e, apesar de ser produzida no organismo, pode ser encontrada em alimentos, como carne, peixes e frango, e também na forma de suplemento.

“O consumo de creatina é aconselhável, pois ela serve como fonte de energia para as células musculares, de modo que melhora a força e o tônus muscular. Estudos científicos demonstram os benefícios da creatina, tanto para melhorar o desempenho em atividades físicas, quanto para ganhar ou manter a massa magra, ajudando na reposição das reservas de creatina e no reparo muscular após o treino”, afirma a nutri.

“A suplementação não apenas promove o aumento da massa magra, mas também apresenta efeitos positivos na força, potência e eficácia em atividades de curta duração e alta intensidade. Ainda, contribui para o retardamento da fadiga, resultando em um desempenho esportivo superior”, acrescenta Larissa.

Mais resistência física e memória

A nutri informa que, em adultos mais velhos, pesquisas bem conduzidas revelaram que a suplementação de creatina aumenta, de forma segura, a força muscular, a hipertrofia, a resistência e o desempenho em tarefas funcionais. “Além disso, alguns estudos sugerem que a suplementação de creatina pode melhorar o funcionamento do cérebro, da memória e da performance cognitiva.”

Outra observação da nutri é que pesquisas recentes revelam que a suplementação de creatina pode ser benéfica no tratamento de distúrbios neurológicos, como a doença de Parkinson e Alzheimer, e também pode ter um potencial efeito protetor em doenças neurodegenerativas, como a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e a doença de Huntington.

“A creatina pode ser combinada com outros nutrientes, principalmente carboidratos (sucos, frutas, pães, entre outros), pois melhora a sua absorção pelos músculos, uma vez que os carboidratos aumentam os níveis de insulina, que é o hormônio responsável pelo transporte de nutrientes, incluindo a creatina”, explica Larissa.

Qual a melhor forma de suplementar?

A suplementação de creatina pode ser na sua forma em pó, cápsula ou goma, porém deve ser diária, respeitando a dose recomendada para cada indivíduo, mas de maneira geral a suplementação de 3g a 5g de creatina ao dia fornece uma reserva energética adequada.

No entanto, a ISSN (Sociedade Internacional de Suplementação Esportiva) recomenda consumir 0,3g/kg de peso corporal por dia de creatina monohidratada durante 5 a 7 dias e depois de 3 a 5g/dia para manutenção.

Como saber se o produto é confiável?

Para saber se a creatina tem qualidade, é importante escolher marcas confiáveis e que sejam bem avaliadas por consumidores e nutricionistas, com histórico positivo no mercado. Ainda, que disponibilizam testes laboratoriais, como análises para verificar pureza, segurança e ausência de metais pesados ou outros contaminantes.

Também é importante certificar-se de que no rótulo do produto contenha apenas creatina monohidratada e considerar o aspecto físico, que deve ter textura fina, ser inodora, cor uniforme e branca.

Sobre a Cia da Saúde

Reconhecida como a melhor e mais completa rede de produtos naturais e suplementação do Brasil, a Cia da Saúde tem 18 anos no mercado, está em nove estados, com mais de 150 lojas. A franquia tem projeção de alcançar o incrível número de 500 lojas até 2027. Nas lojas Cia da Saúde você encontra somente as marcas homologadas, com certificação da Anvisa e rigor nas normativas legais exigidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.