
A Epagri vai lançar um novo cultivar de feijão preto, o SCS208 Cronos, que promete alta produtividade, adaptação a diferentes ambientes e resistência a doenças. A novidade será apresentada em Pinhalzinho, no Oeste catarinense, durante o Itaipu Rural Show, na quarta-feira (19), às 9h, no estande da empresa.
Inovação no campo
A nova variedade de feijão preto foi desenvolvida no Cepaf (Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri), localizado em Chapecó, com o objetivo de atender à crescente demanda por cultivares mais produtivos e resistentes.
De acordo com o pesquisador da Epagri/Cepaf Sydney Kavalco, a SCS208 Cronos destaca-se por seu maior potencial produtivo e alta estabilidade de produção, fatores essenciais para garantir uma lavoura de alto desempenho, mesmo diante de variações climáticas.
“Outra vantagem importante é a tolerância à antracnose, uma das doenças mais comuns que afetam o feijão”, revela.
Com flores de cor violeta e porte semi-ereto, a variedade Cronos foi desenvolvida para ser adaptada à colheita mecanizada, o que facilita a produção em larga escala. Seu ciclo de cultivo é ágil, com a emergência ao florescimento ocorrendo em 38 dias, e a maturação fisiológica em torno de 85 dias.
Resultados promissores em nova variedade de feijão preto
Nos ensaios de VCU (Valor de Cultivo e Uso) realizados pela Epagri, o SCS208 Cronos apresentou rendimento médio de grãos de mais de 120% na produtividade em comparação com outras variedades cultivadas em Santa Catarina.
“Com um potencial produtivo de 5,3 mil quilos por hectare, ele se destaca especialmente em condições de cultivo favoráveis. Nos ensaios de safra realizados em Santa Catarina, o rendimento médio foi de 4 mil quilos por hectare, e, na safrinha, superou os 2,5 mil quilos por hectare, evidenciando a adaptabilidade do cultivar às diferentes safras”, explica o pesquisador.
Por que Cronos?
Conforme Kavalco , o nome Cronos foi escolhido em referência ao deus grego do tempo, simbolizando a evolução e a superação dos demais cultivares ao longo dos anos. Seu desenvolvimento, iniciado em 2001, envolveu uma pesquisa contínua e rigorosa até sua aprovação final em 2023, sendo testada com sucesso em ensaios estaduais, sempre entre as mais promissoras.
Pesquisa e melhoria genética
O trabalho da Epagri no melhoramento genético de feijão é sustentado por um banco ativo de germoplasma, blocos de cruzamentos, condução de populações segregantes e ensaios de linhagens em Chapecó e dos ensaios de VCU realizados nas estações experimentais da Empresa em Campos Novos, Canoinhas, Ituporanga e Urussanga. A pesquisa é focada em selecionar linhagens promissoras, obter novos cultivares e realizar a avaliação das mesmas em diferentes condições climáticas do estado.
A multiplicação das sementes do cultivar Cronos está em andamento e será disponibilizada ao público a partir da próxima safra. A cooperativa Cravil, localizada em Rio do Sul, é a única parceira conveniada para a multiplicação das sementes, após vencer a licitação aberta para este fim.
Outros cultivares de feijão da Epagri
Além da SCS208 Cronos, a Epagri desenvolveu outros cultivares de feijão, como a SCS204 Predileto, SCS205 Riqueza, SCS206 Potência e SCS207 Querência, todas com zoneamento e indicação de cultivo para Santa Catarina. As sementes dessas variedades também podem ser adquiridas junto à Cravil e à Cooperalfa, em Chapecó.