Gustavo Carneiro Medeiros era natural de Porto Alegre. Ele deixa um filho de 15 anos, do primeiro relacionamento. A atual companheira está grávida de uma menina. Aeronave caiu em avenida movimentada na Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista. Piloto Gustavo Carneiro Medeiros
Arquivo pessoal
O piloto Gustavo Carneiro Medeiros, de 44 anos, era quem conduzia o avião que caiu em São Paulo, na manhã de sexta-feira (7), em uma avenida movimentada na Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista. No mesmo voo, também morreu o advogado gaúcho Márcio Louzada Carpena, 49 anos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Em entrevista ao g1, a mãe do piloto, Jane Carneiro da Fontoura Medeiros, de 70 anos, conta que o filho deixa um legado profissional e familiar:
“Um ser humano exemplar. Estava no auge da carreira e estava muito feliz. Quando era pequeno, preferia brincar com aviões do que com carrinhos. Era estudioso, metódico e tinha distanciamento crítico pra tudo. Era completamente apaixonado por aviação, responsável e perfeccionista. Provou isso ao nos dar orgulho até o fim, até o último minuto”, conta.
Jane Medeiros com o filho piloto Gustavo Carneiro Medeiros
Arquivo pessoal
Natural de Porto Alegre, Gustavo tinha duas graduações na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS): Ciências Aeronáuticas, em 2002, e Administração de Empresas, em 2006.
Em casa e entre os amigos, tinha como marca o bom humor. Ouvir música, tocar violão e apreciar carros antigos eram seus hobbies.
“Era meu filho único. Maravilhoso, humilde, simpático com qualquer pessoa, desde a infância. Era um pai amado. Pai do Leonardo, 15 anos, e da Mariana, que ainda está na barriga da mãe” , acrescenta Jane.
Gustavo Carneiro Medeiros criança
Arquivo pessoal
O velório do piloto será a partir das 10h deste domingo (9), em Porto Alegre. A cerimônia será reservada a familiares e amigos.
A companhia aérea Azul, empresa da qual ele fez parte entre 2011 e 2021, expressou condolências.
De acordo com seu perfil profissional, Medeiros era um piloto experiente. Ele acumulava 3.819 horas de voo como copiloto do modelo Embraer 190, usado em voos domésticos, e 1.912 horas como comandante de ATR, aviões de transporte regional.
Gustavo Carneiro Medeiros em formatura
Arquivo pessoal
Outras sete pessoas ficaram feridas e foram socorridas em solo. Mais três indivíduos disseram ter ferimentos e foram encaminhados para atendimento médico por conta própria, segundo apuração da TV Globo.
O advogado
O advogado Márcio Louzada Carpena, que postou pouco antes do acidente um vídeo no Instagram que mostra o avião que seguia para Porto Alegre.
Reprodução/Redes Sociais
Márcio Louzada Carpena, de 49 anos, era um dos proprietários e também estava no avião.
Pela manhã, a companheira de Carpena lamentou o acidente aéreo e prestou uma homenagem ao advogado nas redes sociais. Em uma rede social, a biomédica Francieli Pedrotti Rozales publicou um texto e uma montagem com fotos de momentos vividos pelo casal. Foi a primeira manifestação dela desde a tragédia.
“Que dor horrível te perder. A vida é muito injusta. Um homem tão intenso, cheio de vontade de viver, com grandes projetos e sonhos. Ah, meu amor, como eu queria que fosse só um pesadelo, acordar, virar para o lado e te abraçar”, escreveu Francieli.
O advogado Márcio Carpena com a companheira, a biomédica Francieli Pedrotti Rozales
Reprodução/Redes Sociais
“Obrigada por ter me feito a mulher mais feliz desse mundo. Eu nunca estive tão feliz em toda minha vida e nunca me senti tão amada como fui ao teu lado”, complementou a biomédica.
Queda de avião em SP: companheira presta homenagem a Márcio Carpena
Reprodução/Redes Sociais
Em nota, a Carpena Advogados Associados, escritório do qual Márcio era sócio, informou que “está adotando as providências necessárias para o traslado dos ataúdes para Porto Alegre, previsto para ocorrer ainda hoje, a fim de viabilizar a cerimônia de homenagens e despedida”. (Leia a íntegra abaixo)
Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a compra e transferência da aeronave de prefixo PS-FEM ocorreu em 11 dezembro de 2024. Duas semanas depois, o advogado celebrou o primeiro voo, para o Uruguai, ao lado de Francieli e outros familiares.
Carpena deixa três filhos, duas meninas e um menino.
Piloto Gustavo Medeiros e o dono da aeronave, Márcio Carpena
Reprodução/Redes sociais
O acidente
A aeronave de pequeno porte saiu da cabeceira 12 do Aeroporto Campo de Marte por volta das 7h15 e tinha como destino Porto Alegre.
Por volta das 7h18, o avião tentou fazer um pouso de emergência na pista da Avenida Marquês de São Vicente, na altura do número 1.874, no bairro Barra Funda, mas não conseguiu. Foram sete quilômetros entre o aeroporto e a queda na avenida.
Ainda não se sabe o motivo do piloto ter tentado um pouso de emergência.
Na queda, o avião atingiu um ônibus que passava pelo local e houve explosão. A câmera em um prédio da região registrou o momento em que aeronave avançou em alta velocidade sobre a via. O vídeo mostra vários veículos parados em um semáforo da avenida.
Vídeo mostra queda de avião na Zona Oeste de SP
Nota da Carpena Advogados Associados
Comunicado oficial
A Carpena Advogados Associados, em conjunto com a família de nosso sócio Márcio Louzada Carpena, está adotando todas as providências necessárias para o traslado dos ataúdes para Porto Alegre/RS, previsto para ocorrer ainda hoje, a fim de viabilizar a cerimônia de homenagens e despedida.
Informações sobre o velório e a cerimônia serão divulgadas oportunamente.
Carpena Advogados Associados
Fatores que mostram que tragédia poderia ter sido ainda maior
Arte/g1
VÍDEOS: Tudo sobre o RS