Obras na SC-401: o que se sabe sobre triplicação, prazos e valores

A empresa responsável pela triplicação da SC-401, em Florianópolis, será escolhida até o final de fevereiro, informou o Governo do Estado de Santa Catarina. A obra na rodovia que liga o trânsito da capital para o Norte da Ilha deve se estender por um trecho de 10km, incluindo marginais.

foto mostra veículos lotando a SC-401, em Florianópolis

Trânsito com lentidão na rodovia SC-401; rotina de uma rodovia, atualmente, insolúvel – Foto: Arquivo/Leo Munhoz/ND

Conforme Jerry Comper, secretário de Estado da Infraestrutura, o governo está no estágio de análise documental das empresas que concorrem pelo projeto.

“A gente está tendo muitos cuidados porque é temporada, vem o carnaval e no final de fevereiro a gente acredita que está tudo ok para darmos essa ordem de serviço” Jerry Comper, secretário de Estado da Infraestrutura.

SC-401 é a rodovia mais movimentada de Santa Catarina

De acordo com a PMRv (Polícia Rodoviária Militar de Santa Catarina), a rodovia é a mais movimentada de Santa Catarina. A obra ocorrerá no momento em que a SC-401 bate recordes de movimento.

No primeiro fim de semana de 2025, a SC-401 registrou uma média de 136 mil veículos por dia. O intenso fluxo de veículos é um reflexo da crescente demanda na capital, especialmente em períodos de férias e feriados.

Segundo o Governo do Estado, é a primeira vez que a rodovia sofrerá uma reestruturação. Desde 2000, o trecho da SC-401 passa por reparos pontuais.

Obra é primeira reestruturação completa da SC-401

O projeto total prevê a ampliação da rodovia entre o cemitério do Itacorubi e o acesso ao bairro Cacupé, com pouco menos de 10 quilômetros no principal gargalo da Ilha de Santa Catarina.

Terão que ser contratadas duas empresas diferentes: uma para fazer a pista e outra para fazer os elevados.

Conforme adiantado pelo colunista Diogo de Souza, em contato com o secretário-adjunto da pasta, Ricardo Grando, o prazo estipulado é de 18 meses a partir do início das obras e que, apesar de empresas separadas, não deve interferir na data de entrega.

“A obra especificamente vai ter interferências no transporte coletivo, no transporte das pessoas que se deslocam para o Norte da Ilha”, ressaltou o secretário de infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne.

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