Fenômeno, que acontece quando um nevoeiro congela, foi registrado a 2.450m de altitude. Termômetro não oficial marcou -1,2° às 8h24. Mais cedo, uma outra estação registrou -8,8°. Termômetro marca -1,2º no Parque Nacional do Itatiaia
Reprodução/Demilson Rodrigues
Um sincelo mudou a paisagem no Parque Nacional do Itatiaia (RJ) na manhã desta terça-feira (6). A vegetação amanheceu “pintada” de branco a 2.450 metros de altitude, próximo ao Posto Marcão, no início da trilha Cinco Lagos.
O registro foi feito pelo guia Demilson Rodrigues, às 8h24. Neste horário, um termômetro não oficial marcou -1,2°C.
Já a Estação de Campo Belo, também não oficial, registrou -8,8°C por volta de 6h20. Ela fica mais abaixo, a cerca de 1,3km de onde ocorreu o sincelo.
Duas horas depois, a temperatura subiu e chegou a 3,3°C. De acordo com William Siqueira, administrador a estação, o motivo desse aumento tão rápido é devido ao sol.
“A hora que o sol sai a temperatura já dispara. Isso é bem comum lá”, afirmou ele.
O que é sincelo
Sincelo em vegetação no Parque Nacional do Itatiaia
Reprodução/Demilson Rodrigues
Segundo Maria Clara Sassaki, meteorologista da Climatempo, o sincelo acontece quando o nevoeiro congela. Isso é comum quando há uma massa de ar polar, combinada com temperaturas abaixo de 0°C.
Entenda por que não nevou
“O sincelo é uma formação que não tem nada a ver com a neve e também com o granizo. Ele é mais ou menos parecido com a geada”, explicou a meteorologista.
“A geada é quando o ar da superfície passa do estado gasoso direto para o estado sólido, que é o estado de gelo. No caso do sincelo, nós tivemos a formação do nevoeiro e, depois, o congelamento deste nevoeiro”, disse ela.
Lugar mais frio neste ano?
Além da Estação de Campo Belo, William também monitora outras estações no Parque Nacional do Itatiaia e em cerca 350 cidades, a maioria nas serras da Mantiqueira, Catarinense e Gaúcha.
De acordo com as medições, a reserva tem a menor temperatura do ano no Brasil. O recorde é -9,1°C, registrado na Estação de Campo Belo no fim da madrugada do dia 20 de maio. O segundo lugar também é do parque, com -8,4°C na Estação de Furnas.
Ranking de temperaturas de empresa de consultoria climática
Reprodução/William Siqueira
Sobre o Parque Nacional do Itatiaia
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Ele fica na Serra da Mantiqueira – entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).
Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m – o quinto maior do país.
Em 2017, pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj.
FOTOS: veja sincelo no Parque Nacional do Itatiaia
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Sincelo ‘pinta’ vegetação de branco no Parque Nacional do Itatiaia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.