Penha, cidade do Litoral Norte de Santa Catarina, está entre os finalistas mundiais do TOP 100 Stories Green Destinations 2025. O município concorre com outros cinco destinos da Austrália, Chile, México, Montenegro e Hungria na categoria “Natureza e Paisagem”.
“Somos o único destino brasileiro concorrendo nesta categoria, que valoriza destinos que demonstram um compromisso com a preservação, restauração e promoção de recursos naturais, paisagens cênicas e biodiversidade”, explica a secretária de Turismo, Susan Corrêa.
Conservação da natureza, gestão sustentável de recursos, promoção de paisagens cênicas, educação e conscientização ambiental e impacto nas comunidades locais são avaliados pelo corpo técnico. Os campeões serão revelados em março, na capital da Alemanha.
Caminhos dos Pescadores
Penha concorre contra outros cinco destinos mundiais: Costa Central (Austrália), Parque Andino Juncal (Chile), San Crisanto (México), Tivat (Montenegro) e Tokaj Borvidék (Hungria).
“Caminhos dos Pescadores: onde a tradição encontra a natureza” é um circuito de trilhas que combina aspectos culturais e naturais, destacando a vida e as tradições dos pescadores locais em harmonia com a beleza natural da região.
Trilha Caminhos do Vigia (2,5km), Trilha do Bananal (1,5km) Trilha do São Roque (3km), Trilhas das Nascentes (6km), Trilha da Vermelha (8km), Trilha da Galheta e Trilha do Pico da Bandeira (4km) formam o circuito.
Ao longo do percurso, é possível observar práticas tradicionais de pesca, conhecer a flora e fauna locais e apreciar paisagens cênicas que refletem a harmonia entre a comunidade e o meio ambiente.
Votação popular para o prêmio
Até dia 24 de janeiro, segue a votação popular do TOP 100 Stories do Green Destinations 2025, categoria em que Penha também participa. Essa categoria permite que o público escolha sua história favorita entre as iniciativas de turismo sustentável selecionadas.
O destino que receber o maior número de votos será agraciado com o People’s Choice Award durante o evento Green Destinations Story Awards na ITB Berlin 2025, programado para 4 de março. A votação pode ser feita por meio do link.