Partidos políticos e as federações têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções, decidir sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos. O primeiro turno das eleições municipais de 2024 para a escolha de vereadores e prefeitos acontece no 6 de outubro. Em Volta Redonda (RJ), as movimentações em busca de apoio já acontecem entre os pré-candidatos.
De acordo com a Justiça Eleitoral, os partidos políticos e as federações têm de 20 de julho a 5 de agosto para realizar convenções, decidir sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
O g1 preparou uma lista com os pré-candidatos anunciados até o momento para a disputa pela prefeitura de Volta Redonda. Confira a lista (em ordem alfabética).
Antônio Francisco Neto (PP)
Antônio Franscisco Neto, prefeito de Volta Redonda e pré-candidato à reeleição pelo PP
Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda
Antônio Francisco Neto, mais conhecido como Neto, tem 63 anos e é o atual prefeito de Volta Redonda. Este é o quinto mandato dele à frente da prefeitura da cidade.
Ele também já foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, entre 1986 e 1994. Em 1996, foi eleito prefeito de Volta Redonda pela primeira vez e reeleito em 2000.
Em 2004, ocupou cargos na esfera estadual, passando pela Companhia de Habitação do Estado do Rio, pela Secretaria da Receita e pela presidência do Detran.
Em 2008, voltou a ser eleito prefeito de Volta Redonda. Quatro anos depois, em 2012, foi reeleito. Em 2013, foi afastado do cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) acusado de irregularidades nas eleições de 2012, entrou com recurso aceito pela Justiça e voltou a governar a cidade dois dias depois.
Em 2020, foi eleito pela quinta vez prefeito de Volta Redonda.
Mauro Campos (Novo)
Mauro Campos, pré-candidato à prefeitura de Volta Redonda pelo Novo
Reprodução/Equipe de pré-campanha
Mauro José Campos Pereira, mais conhecido como Mauro Campos, tem 64 anos, é engenheiro e empresário do ramo da construção civil. Nasceu em Minas Gerais, tem cinco filhos e dois netos.
Foi presidente da associação comercial da cidade por três mandatos e do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (Sinduscon-SF) por sete mandatos.
Também atuou como primeiro tesoureiro da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e diretor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Professor Habibe (PT)
Professor Habibe, pré-candidato à prefeitura de Volta Redonda pelo PT
Reprodução/Internet
Alexandre Habibe tem 63 anos e nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É casado, tem duas filhas e uma neta.
Habibe é engenheiro mecânico há 40 anos e professor universitário há 37, com passagens pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
Também é mestre em educação e engenharia de materiais e doutor em engenharia metalúrgica. Já foi candidato a prefeito de Volta Redonda em 2020 pelo PCdoB.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à prefeitura de Volta Redonda
Adicionar aos favoritos o Link permanente.