Revolução da longevidade: mais tempo de vida e não de velhice


Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda é pioneira na execução de projetos que impulsionam o protagonismo da pessoa idosa A AAP-VR é pioneira na execução de projetos que visam promover a inclusão do público idoso
Divulgação/AAP-VR
A expectativa de vida de um brasileiro nascido no início do século passado era de apenas 35 anos. Nos dias atuais, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a média entre mulheres e homens passou a ser de 77 anos. Estudos da ONU (Organização das Nações Unidas) também apontaram que, em 2050, o Brasil deve ocupar a sexta posição no ranking formado pelos países com maior número de pessoas com mais de 60 anos, com 31% da população nesta faixa etária.
Frente à “revolução da longevidade”, uma das maiores conquistas atuais, a sociedade de forma geral precisa se preparar para compreender uma mudança importante: somente envelhecer não é o suficiente, é necessário conduzir esse processo com qualidade, de forma saudável e ativa. Para isso, é necessária uma combinação entre o esforço de cada indivíduo e inúmeros fatores externos. Tal cenário passa por transformações socioeconômicas, evidenciadas pelo aumento da expectativa de vida, bem como por evoluções na área médica e na indústria farmacêutica.
Desde sua função, em 1973, a AAP-VR (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda) impulsiona o protagonismo do público idoso na sociedade. É pioneira na execução de projetos que visam promover a inclusão desse público, proporcionando conexões através da intergeracionalidade e do incentivo à autonomia.
A segunda edição do projeto E-Idoso, que consiste em um treinamento continuado para utilização de plataformas digitais com foco em pessoas com 60 anos ou mais, traz uma novidade este ano. Os interessados com idade menor a 60 anos também poderão se inscrever, desde que um idoso também se inscreva e o acompanhe. O objetivo da entidade é incentivar a troca de experiências e aprendizados entre as gerações. A previsão é de que as aulas sejam iniciadas ainda no primeiro semestre de 2023.
Saiba mais em: https://www.aapvr.org.br/projeto-e-idoso/
Informações sobre inscrições: (24) 2102-1990 
Departamento/Setor: Assistência Social
Endereço Comercial: CISA – Centro Integrado de Saúde e Assistência – Rua 535, nº 835, N. Srª das Graças – Volta Redonda – RJ
E-mail: [email protected]
Facebook: AAP-VR
Instagram: @aap_vr
YouTube: @AAPVROFICIAL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.