Grupo era responsável por enganar empresários do ramo alimentício e fabricantes de sanitizantes para adquirir mercadorias de forma ilegal em diversos pontos do Brasil, diz Polícia Civil. Um empresário e três homens foram presos na manhã desta terça-feira (26) suspeitos de envolvimento em esquemas de estelionatos em Três Rios (RJ).
Segundo a Polícia Civil, eles eram responsáveis por enganar empresários do ramo alimentício e fabricantes de sanitizantes para adquirir mercadoria através de cadastros falsos, documentação montada e uso de nomes, emblemas e símbolos vinculados à grandes distribuidoras estabelecidas em diversos pontos do Brasil.
O empresário, que é dono de uma rede de farmácias e uma casa de material agropecuário, recebia parte da carga adquirida de forma ilegal para vender em seus estabelecimentos.
Em buscas nos imóveis dele nesta manhã, foram apreendidas armas, munições, três araras azuis mantidas em cativeiro, caixas de medicamento vencido, fardos de leite e R$ 68 mil.
Foram apreendidos celulares, notebooks e dinheiro nas respectivas casas dos outros três envolvidos.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, as investigações apontaram que o grupo é apontado como autor de uma série de estelionatos praticados contra diferentes empresas em cidades do país.
Os quatro homens foram encaminhados para a delegacia de Três Rios e vão responder por associação criminosa, receptação e estelionato.
Investigações
As investigações começaram em maio de 2023 após um lacticínio goiano ter sofrido um prejuízo financeiro de de R$ 364.000,00 em uma falsa venda de toneladas de leite em pó.
Na ocasião, a organização usou o nome de uma empresa responsável pela distribuição de alimentos no estado de Goiás.
Ao longo dos meses, por meio de interceptação telefônica, a Polícia Civil conseguiu flagrar o grupo em negociações com diversos estabelecimentos.
Em agosto, agentes de Minas Gerais apreenderam 588 fardos de leite em pó adquiridos pelo grupo de forma fraudulenta. O material foi levado para a delegacia de Juiz de Fora (MG).
Segundo a Polícia Civil, no dia 17 de setembro (domingo), dois homens foram presos em Araruama no momento em que separavam quatorze toneladas de leite adquiridas de forma ilegal em Treze Tilias (SC). O produto seria distribuído em diferentes pontos da cidade de Três Rios e em Juiz de Fora.
Dois dias depois, na terça-feira (19), a Polícia Civil cumpriu mandados mandados de buscas e apreensão e mandados de prisão em Araruama, na região dos Lagos.
À época, os agentes encontraram um escritório que funcionava na região central da cidade e era usado pelo grupo para estabelecer contatos, encaminhar e-mails e promover tratativas que ludibriavam representantes das empresas vítimas.
A Polícia Civil pede aos moradores para que denuncias de criminalidade em Três Rios sejam feitas para o telefone da delegacia (24) 98833-8178 ou para o Disque Denúncia (21) 2253-1177. O anonimato é garantido.
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Empresário e três homens são presos suspeitos de envolvimento em esquemas de estelionatos em Três Rios
Adicionar aos favoritos o Link permanente.