Campeonato começa na próxima segunda-feira. Equipe é formada por adolescentes de 15 a 18 anos de idade. Um grupo de estudantes de Resende (RJ) viajou para Alemanha nesta semana para disputar a Fira Robo World Cup, conhecida como Copa do Mundo de Robótica.
A equipe chamada Smart Lego, do Firjan Senai, é formada pelos alunos Cauã Campos, Davi Garutti, Gabriela Pimentel, Iago Andrade, Lucas Azeredo, Márcio Venâncio Caetano, Maria do Carmo Drumond e Vinícius Gimenez. Todos possuem entre 15 e 18 anos anos de idade.
Equipe de robótica formada por alunos e docentes da Firjan SENAI de Resende.
Divulgação/Firjan SENAI Resende
Acompanhados dos técnicos e da gerente da unidade, os alunos estão em Berlim, capital alemã, desde quarta-feira (12) e aguardam o início do torneio — que será disputado na próxima semana, de segunda (17) a sexta-feira (21).
O campeonato reúne competidores de oito países e é dividido em quatro categorias: cabo de guerra, cliff hanger (sumô), DRC explorer e missão impossível, cada uma com competições independentes.
“É uma experiência incrível, isso para mim era uma realidade muito distante. Estou vivendo um sonho hoje, com 17 anos, no Ensino Médio, viajando para fora [do país] sem os meus pais”, declarou Vinícius, membro da equipe.
Dois desses estudantes também fizeram parte da equipe Nine Tails, que esteve em abril nos Estados Unidos no torneio First Robotics Competition (FRB) e recebeu prêmios.
“Na minha família, nunca ninguém tinha viajado de avião. Meus familiares fizerem uma rifa para que eu pudesse pagar algumas despesas do torneio em Houston, todos os conhecidos da minha rua compraram. Agora na Alemanha, minha família está se articulando novamente”, destacou Lucas.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Estudantes de Resende viajam à Alemanha para disputar Copa do Mundo de Robótica
Adicionar aos favoritos o Link permanente.