
Devido ao acidente no Morro dos Cavalos, em Palhoça, motoristas precisaram recorrer a rotas alternativas à BR-101 para seguir viagem. O principal desvio possível é pela rodovia estadual SC-435, que apresenta mais de 40 quilômetros de estrada não asfaltada e trechos tão estreitos que não permitem a passagem simultânea de dois veículos.

SC-435 é a principal rota alternativa, mas não tem condições ideais para tráfego – Foto: Reprodução/Redes Sociais
SC-435 é principal desvio para Morro dos Cavalos, mas condições precárias geram congestionamento e riscos
Saindo da região da Grande Florianópolis em direção ao Sul do estado, os motoristas devem sair da BR-101, seguir pela BR-282 até Águas Mornas e, então, acessar a SC-435. Até o município de São Bonifácio, a rodovia é asfaltada, mas de pista simples e, em muitos trechos, sem acostamento.

Rota alternativa para o Morro dos Cavalos aumenta tempo de viagem e têm trechos não asfaltados – Foto: Reprodução/Google Maps
Após São Bonifácio, a SC-435 deixa de ser asfaltada e se apresenta em péssimas condições. A via é estreita, sinuosa e exige atenção redobrada dos condutores. Em pontos com pontes estreitas, há momentos em que dois veículos não conseguem passar ao mesmo tempo.
A precariedade da estrada tem causado longas filas e congestionamentos, agravando ainda mais a mobilidade na região. Mesmo sem trânsito, o tempo estimado de deslocamento entre o Centro de Florianópolis e o Centro de Garopaba, utilizando essa rota, chega a quase 5 horas no trajeto de ida e volta.