Exercícios físicos transformam a vida de pacientes oncológicos


Professora do Unipiaget destaca os benefícios da atividade física no tratamento e na qualidade de vida de pacientes com câncer O diagnóstico de câncer traz desafios físicos, emocionais e sociais, mas estudos mostram que a prática de exercícios físicos pode ser uma ferramenta essencial no enfrentamento da doença. Além de melhorar a qualidade de vida, o movimento auxilia na resposta ao tratamento, reduzindo efeitos colaterais e proporcionando mais disposição.
Durante anos, o repouso foi a principal recomendação para quem enfrentava a doença, mas essa visão mudou. Segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), a atividade física regular pode reduzir a fadiga, fortalecer o sistema muscular e melhorar a resposta ao tratamento. “O exercício melhora a circulação sanguínea, regula o humor e ajuda a manter a massa muscular, aspectos fundamentais para quem enfrenta a doença”, explica a professora doutora Andressa Prado, fisioterapeuta hospitalar e docente do curso de Fisioterapia do Unipiaget.
Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology revelou que pacientes oncológicos que se mantêm ativos experimentam menos sintomas depressivos e têm uma percepção mais positiva do próprio corpo, impactando diretamente a autoestima e a saúde mental.
A prática de exercícios também pode diminuir o risco de retorno em alguns tipos de câncer e acelerar a recuperação após cirurgias, quimioterapia e radioterapia, reforça a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Quanto maior o aporte de massa muscular no paciente, menores tendem a ser os efeitos colaterais da quimioterapia, melhorando o processo de recuperação e enfrentamento dos desafios físicos e sociais”, pontua a professora.
Para garantir benefícios e segurança, a prática de qualquer atividade física deve ser orientada por um profissional de saúde e adaptada a cada paciente, considerando suas limitações e o estágio da doença. E você? Já pensou em estudar fisioterapia e atuar com pacientes oncológicos? Venha para o Unipiaget. Somos a melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê, pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Enade/MEC. Ainda dá tempo de começar neste semestre. Para inscrever-se basta acessar https://nl.ong.br/piaget-g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.