
O HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, divulgou na quarta-feira (2) que enfrenta uma alta demanda no pronto-socorro e reforça orientações à população sobre quando buscar atendimento na unidade.

O hospital de Chapecó é referência no Oeste de Santa Catarina. – Foto: HRO/Imprensa/Reprodução/ND
Diante do cenário, a unidade reforça a orientação para que a população busque atendimento hospitalar somente em casos de urgência e emergência.
Alta demanda no hospital
A instituição explica que, por ser um hospital de média e alta complexidade, a prioridade é o atendimento de casos graves, conforme a classificação de risco adotada.
Quando procurar o hospital?
- Emergência: situações que representam risco imediato de morte ou lesões graves e exigem atendimento imediato, como infartos, acidentes graves e hemorragias severas.
- Urgência: casos que precisam de atendimento rápido, mas podem aguardar algumas horas sem risco iminente, como fraturas sem comprometimento vascular e crises de asma controláveis.
Casos que devem ser atendidos em UPAs e PAs
O HRO reforça que algumas situações mais leves devem ser direcionadas a Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs).
Nessas unidades, os pacientes recebem atendimento adequado e, se necessário, são encaminhados ao hospital. Entre os casos que devem ser tratados nesses locais estão:
- Diarreia e vômitos
- Dor de garganta
- Resfriado comum
- Pequenos ferimentos e traumas