Até quando pode fazer a declaração do Imposto de Renda 2025

A declaração do Imposto de Renda 2025 é obrigatória para alguns cidadãos brasileiros, considerando fatores como rendimentos anuais. Além disso, existem prazos estabelecidos pela Receita Federal para realizar a declaração, sob pena de multa quando descumprida. Então atenção, contribuinte! Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre os prazos e lotes de pagamento.

A declaração do Imposto de Renda 2025 é obrigatória para alguns contribuintes. — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND

Até quando pode declarar o Imposto de Renda 2025

O prazo final para a declaração do Imposto de Renda 2025 é até as 23h59 do dia 30 de maio. A declaração do Imposto de Renda é uma etapa obrigatória realizada anualmente pelo Governo Federal por meio da Receita Federal sobre os ganhos de pessoas físicas (CPF) e de empresas/pessoa jurídica (CNPJ).

Cada contribuinte que paga imposto no Brasil tem parte desse valor retido na fonte, conhecido como Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), e parte desse dinheiro pode ser resgatado na declaração do Imposto de Renda. Assim, o contribuinte comprova seus rendimentos e despesas dedutíveis do ano anterior e recebe o valor em um dos 5 lotes de pagamento.

O que acontece se não enviar a declaração do Imposto de Renda 2025

Segundo o Governo Federal, o contribuinte que não fizer ou enviar fora do prazo sua declaração do Imposto de Renda 2025 pode pagar uma multa de 1% sobre o imposto devido, sendo o valor mínimo de multa é R$ 165,74, ou pagar 20% do valor devido.

Calendário de prazos e pagamento do Imposto de Renda 2025

  • 1º de abril — início da declaração pré-preenchida
  • 30 de maio — último dia para realizar a declaração (23h59)
  • 30 de maio — 1º lote de pagamento
  • 30 de junho — 2º lote de pagamento
  • 31 de julho — 3º lote de pagamento
  • 29 de agosto — 4º lote de pagamento
  • 30 de setembro — Último lote de pagamento
Adicionar aos favoritos o Link permanente.