
O prefeito Topázio Neto (PSD) confirmou aos vereadores que apoiam a gestão em Florianópolis que terá um candidato a deputado estadual em 2026. O escolhido é o atual chefe de gabinete do prefeito, Fábio Botelho, que deve ter como adversários na disputa integrantes da base aliada.

Topázio Neto apoiará uma possível candidatura de Fábio Botelho a deputado estadual – Foto: Leonardo Souza/PMF/ND
A definição era tema de conversas de bastidores, especialmente no entorno dos vereadores que pretendem concorrer ao mesmo cargo ano que vem. Nessa lista estão o presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB), Manu Vieira (PL) e Gui Pereira (PSD).
Do trio, apenas o pessedista estava na reunião realizada na manhã desta segunda-feira em que Topázio Neto disse que quer colocar as fichas em Fábio Botelho. Ele concorreria pelo Podemos, em acordo com a deputada estadual Paulinha – presidente estadual do partido, que pretende concorrer a deputada federal e busca fortalecer a nominata estadual.
Escolha de Fábio Botelho gera desconforto na base aliada
A escolha de Topázio Neto pelo chefe de gabinete gerou desconforto na base aliada, especialmente entre os vereadores que querem concorrer a deputado estadual em 2026. Além disso, existem compromisso de vereadores com deputados que já exercem mandato.
No encontro, o prefeito afirmou que vai completar o mandato de prefeito, que se encerra em 2028, e que precisa ajudar a eleger ano que vem alguém que ocupe seu espaço para garantir a continuidade de sua carreira política.
Nas últimas disputas eleitorais, o apoio do prefeito de Florianópolis não foi suficiente para garantir vitórias eleitoriais dos escolhidos. Em 2020, já com Topázio Neto na prefeitura, Constâncio Maciel (União), aliado do ex-prefeito Gean Loureiro (que concorria a governador pelo União Brasil) tiveram o endosso da maior parte da gestão, mas não se elegeu. Em 2018, Gean Loureiro tentou emplacar Valter Gallina, também sem sucesso.