Quase 90% dos moradores aprovam criação de espaço cultural no Complexo Penal de Florianópolis

A área do Complexo Penal de Florianópolis está prestes a ganhar uma nova função nos próximos anos. Uma consulta pública, realizada pelo Governo do Estado, mostrou que a maioria da população apoia a criação de um espaço cultural no local.

Maioria dos moradores apoiam criação de espaço cultural no Complexo Penal de Florianópolis

Quase 90% dos participantes da consulta pública apoiam criação de espaço cultural no Complexo Penal de Florianópolis – Foto: Divulgação/Secom-SC

O formulário ficou disponível por 10 dias e recebeu 1.816 participações. Desse total, 86,9% acreditam que a transformação trará benefícios significativos para a cidade. A iniciativa faz parte do projeto Cidade da Cultura, anunciado pelo governador Jorginho Mello.

Complexo Penal de Florianópolis pode virar um espaço de cultura e lazer

A área do Complexo Penal de Florianópolis deve abrigar um espaço multifuncional, com equipamentos de lazer e atividades culturais. A pesquisa também revelou que 70% dos participantes apoiam a ideia de que o local seja economicamente autossuficiente, com espaços para atividades comerciais, como cafés e restaurantes.

Complexo Penitenciário da Agronômica deve virar espaço multifuncional

Complexo Penitenciário de Florianópolis deve dar lugar a um espaço multifuncional de cultura e lazer – Foto: Eduardo Valente/Governo de Santa Catarina

Além disso, shows, festivais e apresentações musicais estão entre os desejos mais citados pela população. “Já se sabia que a comunidade não desejava mais o Complexo Penal ali, e agora temos noção de que um espaço cultural é aprovado pelos moradores”, afirmou o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy.

Espaços que geram renda para a capital é aprovada por 70% dos moradores

Consulta destaca também que 70% dos moradores apoiam espaços como cafés e restaurantes no local – Foto: Daniel Queiroz/Arquivo/ND

O projeto será desenvolvido em parceria com várias secretarias, incluindo Planejamento, Cultura e Fazenda. Agora, a próxima etapa inclui sondagem de mercado e chamamento público para consultorias.

A licitação para selecionar um parceiro privado deve ocorrer após estudos técnicos e audiências públicas. O vencedor ficará responsável pela operação do espaço entre 15 e 30 anos, garantindo sua sustentabilidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.