‘Umas 8h a mais’: passageiros viajarão de ônibus até o RS após voos cancelados em Chapecó

Após uma aeronave da Latam sair da pista no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na noite da segunda-feira (31), todos os voos foram temporariamente suspensos. Com isso, passageiros que embarcariam na manhã desta terça-feira (1º) precisarão ser transportados de ônibus até o Aeroporto de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, para seguir viagem.

'Umas 8h a mais até em casa': passageiros são levados de ônibus após voos cancelados em Chapecó

Passageiros irão de ônibus até o Aeroporto de Passo Fundo após voos cancelados em Chapecó. – Foto: Marcos Lewe/NDTV Chapecó

Apesar do susto, ninguém se feriu, e os 107 passageiros a bordo da aeronave aplaudiram o piloto ao final da manobra. A chuva intensa na noite da segunda-feira (31) pode ter sido um dos fatores que contribuíram para o incidente.

A aposentada Leandra da Luz sairia do aeroporto de Chapecó em voo da Azul, mas diz que a companhia aérea organizou rapidamente o translado e garantiu a continuidade da viagem para os passageiros que tinham conexões.

“Primeiro eles pediram qual seria a nossa conexão. Como é Campinas-Recife, então teríamos tempo hábil para irmos até Passo Fundo. A empresa colocou um ônibus, nós vamos sair daqui às 10 horas e vamos pegar o nosso próximo voo lá em Passo Fundo e vamos conseguir chegar então no nosso destino”, explicou.

Passageiros irão de ônibus até o Aeroporto de Passo Fundo após voos cancelados em Chapecó. – Foto: Marcos Lewe/NDTV Chapecó

Segundo ela, a comunicação foi rápida e eficiente. “A gente já foi para o balcão ali, daí eles estavam dando as orientações, né? Então, para nós, foi bem tranquilo pela questão da nossa conexão. É viável fazer esse translado até Passo Fundo”, completou.

“Umas 8 horas a mais até em casa”, prevê passageiro

Outro passageiro, Donizete do Santos, engenheiro de reprodução, também recebeu a orientação de que deveria seguir para Passo Fundo. “Chegamos, o aeroporto estava indisponível e o voo que a gente faria não iria mais acontecer. Como orientado, vamos para Passo Fundo, via ônibus, por volta das 10 horas”, afirmou.

Passageiros irão de ônibus até o Aeroporto de Passo Fundo após voos cancelados em Chapecó. – Foto: Marcos Lewe/NDTV Chapecó

Questionado sobre a possibilidade de aguardar em Chapecó até a reabertura do aeroporto, ele disse que não havia essa opção. “Teremos que pegar o ônibus e fazer essa viagem de três horas para Passo Fundo e depois chegar a São Paulo”, comentou. Donizete, que é de Minas Gerais, lamentou o atraso. “Vai demorar um pouco mais para chegar em casa, com certeza. Umas sete, oito horas a mais”, estimou.

Para a engenheira de segurança do trabalho Elenice de Almeida, o sentimento é parecido. “A gente entende que não tem outra opção, mas claro que o atraso sempre impacta. O importante é que ninguém se feriu”, destacou.

Voo para os Estados Unidos sairá de Passo Fundo

Entre os passageiros, estava também a família de Sandra Regina Pinheiro Sales Branco, que viaja com o filho Daniela Sales Branco, de 16 anos. Elas têm como destino os Estados Unidos.

Sandra e a família viajarão até Passo Fundo de ônibus para embarcar para os Estados Unidos após voos cancelados em Chapecó. – Foto: Marcos Lewe/NDTV Chapecó

“A orientação que recebemos da companhia foi que um ônibus viria nos buscar e nos levaria até Passo Fundo, onde pegamos o voo direto para os Estados Unidos”, contou Sandra.

Apesar do transtorno, ela preferiu encarar a situação com tranquilidade. “Seria muito mais cômodo sair já de Chapecó, mas infelizmente aconteceu esse incidente. Graças a Deus, ninguém se machucou. Temos que aceitar, não temos o que fazer”, disse.

Acostumada a viajar, ela garantiu que não se abalou. “Incidentes acontecem, mas estou bem tranquila. Não tenho receio quanto a isso”, afirmou.

Casal viajará para o Rio de Janeiro ver a filha e o neto

Outro passageiro afetado foi o aposentado Pedro Funez Neto, morador de Concórdia. Ele chegou ao aeroporto às 8h30.

“Fomos muito bem orientados pelo balcão da Azul, tudo certo. Estamos só um pouco chateados com a demora, mas estamos conscientes do que está acontecendo. E vamos fazer o quê? A vida é feita desses momentos”, comentou.

Pedro Funez Neto e a esposa Walquiria irão para o Rio de Janeiro visitar a filha, o genro e o neto. – Foto: Marcos Lewe/NDTV Chapecó

Pedro encara o imprevisto com bom humor. “Comentei com a minha esposa, a Dona Valquíria, que vamos fingir que estamos passeando e vamos passear um pouquinho mais”, brincou. O casal tem como destino o Rio de Janeiro, onde visitarão a filha, o genro e o neto.

A esposa de Pedro, Valquíria Teresinha Schreiner Cunesco, de 58 anos, também destacou que espera que o aeroporto de Chapecó esteja reaberto para o voo de volta.

“Senão tá louco, né? De ônibus ninguém merece. Já optamos pelo avião justamente por ser mais cômodo e confortável”, desabafou. Apesar disso, reconhece que o transtorno foi inevitável. “Faz parte”, completou.

A Latam ainda não informou um prazo para a retomada das operações no Aeroporto de Chapecó. Enquanto isso, passageiros seguem para Passo Fundo na tentativa de minimizar os impactos da paralisação.

Aeroporto permanece fechado

Na manhã desta terça-feira (1º), a concessionária Voe Xap informou que o Aeroporto Serafin Enoss Bertaso permanece fechado para pousos e decolagens. Passageiros com voos agendados para o dia devem contatar diretamente as companhias aéreas para mais informações.

Voos cancelados

A Latam informou também que, por conta do incidente, alguns voos foram cancelados. Confira a lista:

  • LA3277 (Chapecó-São Paulo/Guarulhos) de 31/03
  • LA3278 (São Paulo/Guarulhos-Chapecó) de 1º/04
  • LA3279 (Chapecó-São Paulo/Guarulhos) de 1º/04
  • LA3822 (São Paulo/Guarulhos-Chapecó) de 1º/04
  • LA3823 (Chapecó-São Paulo/Guarulhos) de 1º/04

Segundo a Latam, a empresa oferece toda a assistência necessária para todos os clientes e funcionários e informará sobre a retomada das operações no aeroporto.

Aeronave ultrapassou a pista

O avião da Latam ultrapassou toda a extensão pista e parou somente no gramado do aeroporto Serafin Enoss Bertaso, em Chapecó. O incidente foi por volta das 19h30 de segunda-feira (31).

Avião da Latam ultrapassa pista de aeroporto e para no gramado sob chuva em Chapecó – Foto: Milena Bender/NDTV Record

Turbulência, tentativas de pouso e momentos de tensão

A jornalista e passageira Lydiana Rosseti relatou ao portal ND Mais, que durante o voo, os passageiros enfrentaram turbulência desde a decolagem em São Paulo por volta das 17h40. Ao se aproximar do aeroporto de Chapecó, por volta das 19h10, o piloto tentou pousar, mas precisou arremeter devido às condições climáticas adversas.

Segundo informações de Lydiana, a aeronave permaneceu sobrevoando a região por alguns minutos enquanto o comandante avaliava a possibilidade de um novo pouso. Em um comunicado aos passageiros, ele informou que, caso a situação não melhorasse, o voo retornaria para Guarulhos.

Avião da Latam transportava 107 passageiros e cinco tripulantes; aeronave ultrapassou a extensão da pista em Chapecó – Foto: Diego Antunes/ND

Após mais uma tentativa sem sucesso, a tensão aumentou e alguns passageiros passaram mal, chegando a vomitar e chorar. Na terceira tentativa, o avião conseguiu pousar, sendo recebido com aplausos pelos passageiros ao piloto.

O desembarque, no entanto, demorou mais do que o esperado, pois as malas foram retiradas gradualmente e os ônibus que fariam o transporte ainda não haviam chegado. Apesar do susto, todos os ocupantes da aeronave desembarcaram em segurança.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.