
Uma cobra-cipó foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar após ser encontrada no banheiro de uma escola em Blumenau. O caso da “cobra na escola” ocorreu nesta quinta-feira (27).

Animal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar – Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/ND
Cobra na escola em Blumenau
A serpente, de aproximadamente um metro, foi retirada da unidade do Senai em Blumenau e devolvida à natureza. Ninguém ficou ferido.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a cobra foi encontrada pelo funcionário no banheiro da escola que, rapidamente, isolou o local.
Sobre a cobra-cipó
A cobra-cipó é muito comum no município. Ela possui uma coloração variada, com tons de marrom e verde.
A serpente pode ser encontrada tanto em ambientes terrestres quanto arborícolas. A dieta alimentar da espécie inclui, principalmente, rãs, mas ela também consome lagartos.
O que fazer em caso de picada de cobra
Em Santa Catarina, por exemplo, existem unidades de saúde preparadas para oferecer tratamento específico, incluindo o soro antiveneno, fundamental na redução da mortalidade em acidentes com serpentes.
Os primeiros passos recomendados em caso de picada de cobra incluem:
- Lavar o local da picada com água e sabão;
- Encaminhar a vítima ao serviço médico/hospitalar mais próximo;
- Se possível, tirar uma foto do animal que causou a picada, o que pode ser útil no diagnóstico e tratamento.
Cobras mais perigosas de Santa Catarina
As cobras podem ser classificadas em peçonhentas, que produzem e inoculam veneno, e não peçonhentas. Em Santa Catarina, há quatro espécies perigosas e que você pode encontrar no quintal de casa. Veja mais aqui.