
Instituto Biopesca e bombeiros marítimos atenderam a ocorrência na praia do Centro de Mongaguá (SP). Machucado, o animal foi encaminhado para o Instituto Gremar e segue em observação. Cachalote encalha em praia do litoral de SP e é resgatado com ajuda da população
Um cachalote-pigmeu (Kogia breviceps), espécie de cetáceo, foi resgatado após encalhar na praia de Mongaguá, no litoral de São Paulo. Segundo o Instituto Gremar, que está tratando o animal, trata-se de uma fêmea adulta que pesa cerca de 350 kg. Imagens mostram os banhistas buscando água no mar e acomodando o mamífero em um caminhão na faixa de areia (assista acima).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O Instituto Biopesca foi acionado para atender o animal machucado por volta de 15h de sábado (29), na praia do Centro. Nas imagens, é possível ver a população comemorando o sucesso do resgate (assista acima).
Segundo o biólogo Andreth Oliveira, o cachalote-pigmeu “não é considerado nem baleia e nem golfinho”. Apesar de ser um grupo à parte, porém, recebe o nome popular de baleia devido ao tamanho. “Pertencem à família Physeteridae, que tem dois representantes: cachalote e cachalote-pigmeu”, disse.
Animal estava estressado
Com auxílio dos bombeiros marítimos e dos próprios banhistas, que se mobilizaram para levar água do mar até o caminhão, o cetáceo foi colocado dentro do veículo. O animal foi estabilizado na praia e encaminhado para o Instituto Gremar, em Guarujá, para reabilitação.
O Gremar afirmou, em nota, que o animal estava bastante estressado e com a frequência cardíaca elevada. Após a estabilização no tanque de cetáceos, recebeu medicação e permanece em observação.
“Trata-se de uma fêmea adulta, com aproximadamente 3 metros de comprimento e cerca de 350 kg, que apresenta múltiplos ferimentos na pele”, afirmou. Foram coletadas amostras biológicas para a realização de exames. Novas informações serão divulgadas em breve.
Confira fotos do resgate:
Imagem mostra multidão reunida durante resgate do animal em Mongaguá (SP)
Jonas de Moraes
Resgate de cetáceo mobilizou as autoridades e a população em Mongaguá (SP)
Jonas de Moraes
Moradores correram até o mar para buscar água e contribuir no resgate em Mongaguá (SP)
Jonas de Moraes