
Ação de saúde do Março Lilás reforça a importância do cuidado preventivo. UBS Tânia Siqueira da Fonseca em Oriximiná
Ascom Semsa / Divulgação
Na quinta-feira (27), a partir das 8h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Oriximiná, no oeste do Pará, estarão mobilizadas para um dia especial de atendimento voltado à saúde da mulher. A iniciativa do dia “D” da campanha Março Lilás oferecerá consulta médica, coleta de exame preventivo (Papanicolau), orientações sobre cuidados femininos e encaminhamentos para exames e tratamentos específicos.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A ação tem como objetivo incentivar a participação das mulheres na busca por serviços essenciais de saúde, promovendo a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. O exame preventivo, por exemplo, é fundamental na detecção do câncer do colo do útero, uma das principais causas de mortalidade entre mulheres, mas que pode ser tratado com sucesso quando identificado precocemente.
Além dos atendimentos, as equipes de saúde estarão disponíveis para esclarecer dúvidas e reforçar a importância do autocuidado e do acompanhamento médico regular. A participação ativa da população feminina é essencial para fortalecer a prevenção e garantir mais qualidade de vida.
A secretária municipal de Saúde, Rayane Souza, destaca a importância da iniciativa e convida todas as mulheres a participarem: “Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todas as mulheres de Oriximiná. Essa ação reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialmente no combate ao câncer do colo do útero e outras doenças. Convidamos todas a comparecerem à unidade de saúde mais próxima para realizar exames, tirar dúvidas e receber atendimento especializado. Cuidar da saúde é um ato de amor e um direito de todas”, disse.
Março Lilás
O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. A campanha Março Lilás tem como objetivo, conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
A doença é causada pela infecção persistente de alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.
A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado. A principal forma de prevenção, é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região