
Os primeiros passos da Operação Limpa Fios, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, foram definidos durante uma reunião entre a Administração Municipal e a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina), na última sexta-feira (21). O primeiro mutirão ocorrerá no dia 4 de abril, das 7h às 12h e das 13h às 17h, nas ruas Marechal Deodoro e Coronel Marcos Rovaris, no Centro.

Primeiro mutirão da Operação Limpa Fios ocorrerá no centro de Criciúma, no dia 4 de abril – Foto: Eduarda Salazar/Decom/ND
Primeira fase da Operação Limpa Fios tem meta definida
O objetivo é organizar a fiação nos postes de energia e reduzir a poluição visual da cidade. De acordo com o diretor de Iluminação Pública, Celsinho Menezes, a primeira ação será um mutirão piloto, destinado à remoção de fios inativos, rompidos, irregulares ou obsoletos dos postes de energia elétrica. Durante a operação, uma das pistas de cada via será interditada para o tráfego de veículos, o que exigirá atenção e paciência dos motoristas.
A DTT (Diretoria de Trânsito e Transporte) de Criciúma acompanhará a ação, que acontecerá em uma rua por vez. “Esta será uma operação de teste para avaliarmos como ocorrerão as ações futuras. A ideia é que, posteriormente, os mutirões aconteçam com intervalo de 15 dias, em diversos bairros da cidade”, destacou Menezes.

Criciúma lidera o ranking estadual de ocorrências de furto de fios, segundo a Celesc – Foto: Celesc/Divulgação/ND
A Celesc será responsável por coordenar essa primeira etapa. Além disso, cada empresa de telefonia e internet disponibilizará um veículo e dois operadores para a remoção de seus cabos dos postes. Uma equipe da Prefeitura de Criciúma realizará a coleta dos fios obsoletos para descarte, com um caminhão e auxílio de dois operadores da Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública). Após o primeiro passo, os postes serão reorganizados e os cabos etiquetados conforme a empresa responsável.
A expectativa é de que mais de duas toneladas de fios inativos sejam recolhidos no mutirão da Operação Limpa Fios. “O centro foi escolhido para essa primeira ação, por ser a área com o maior acúmulo de fios. Esse é um grande avanço para tornar a cidade mais organizada e livre da poluição visual causada por fiações irregulares nos postes”, finalizou o diretor.

Reunião para definir passos da Operação Limpa Fios ocorreu na sede da Defesa Civil de Criciúma – Foto: Eduarda Salazar/Decom/ND
Regulamentação Anatel e a Operação Limpa Fios
A Resolução Conjunta nº 4, de 16 de dezembro de 2014, firmada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), estabelece as regras de compartilhamento de infraestrutura entre concessionárias e empresas de telecomunicações. A resolução determina que a responsabilidade pela manutenção e remoção dos cabos de telefonia e internet nos postes são de responsabilidade das próprias empresas.
Ao aderirem à Operação Limpa Fios, as operadoras ficam isentas de penalidades previstas na regulamentação. Por outro lado, as empresas que não participarem da ação poderão ser notificadas e, eventualmente, sancionadas. As empresas interessadas em realizar a regularização antes do mutirão devem contatar diretamente a Celesc.