Alunos estão há um mês sem transporte para ir à escola em Alto Alegre e pais cobram solução: ‘atrapalha demais’


Falta de transporte escolar afeta alunos do turno da tarde da Escola Municipal Tropical, na Vila Recrear. Prefeitura de Alto Alegre alegou que a Escola Tropical, assim como as demais escolas municipais, ‘está contemplada com transporte escolar regular’. Escola Tropical atende alunos do Ensino Fundamental
Reprodução/Redes Sociais
Desde o início do ano letivo de 2025, em fevereiro, os alunos da Escola Municipal Tropical, na vila Recrear, município de Alto Alegre, enfrentam dificuldades para chegar até a sala de aula. Isto porque, segundo pais, as rotas que deveriam atender os estudantes do turno vespertino estão suspensas.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Na cidade, o ano letivo municipal iniciou no dia 10 de fevereiro com o transporte escolar funcionando normalmente. No entanto, no dia 13 de fevereiro, a direção da escola informou que o transporte no período da tarde seria suspenso devido à problemas de saúde do motorista do ônibus que fazia a rota naquele horário, segundo os pais.
Procurada, a prefeitura de Alto Alegre alegou que a Escola Tropical, assim como as demais escolas municipais, “está contemplada com transporte escolar regular, de acordo com a Resolução nº 001/2013”.
Juarez Rezende, de 42 anos, é pai de duas alunas da escola, de 6 e 7 anos, e elas precisam do transporte para voltar para casa. Ele trabalha a partir das 17h e aula acaba no mesmo horário, o que causa problemas na organização do dia a dia da família.
“Eu trabalho à noite. Então eu preciso estar no meu serviço às 17h20 e a aula acaba 17h40. Me atrapalha demais porque daí atrapalha o trabalho e a situação de casa. Eu tenho que buscar elas mais cedo, então elas nunca pegam a aula toda”, disse Juarez.
“Não tenho como manter minha filha na parte da tarde, preciso trabalhar. Porque tem o direito do adolescente, mas tenho o direito do pai também de ganhar o sustento da família”.
Os pais relaram que a situação se manteve assim até o último domingo (16), quando foram informados por meio de um grupo no WhatsApp que as rotas do ônibus escolar para o turno da tarde foi suspenso por tempo indefinido pela Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre.
Mensagem foi enviada em um grupo de WhatsApp com os pais dos alunos
Reprodução
Natália Lopes, de 29 anos, tem três filhos, entre 5 e 9 anos, matriculados na Escola Tropical e que também dependem do transporte. Neste período, ela tem contado com a ajuda dos avós das crianças para levá-los de carro ou moto quando possível.
Ainda assim há dias que eles não conseguem ir para a escola, pois nem sempre os veículos dos avós estão disponíveis. Com o período de chuva, fica mais difícil, pois a distância a pé é longa e perigosa devido às ruas ficarem alagadas.
“Por trás da escola tem uma rua que dá acesso a nossa casa, porém fica mais ou menos uns uns mil metros de distância e ela alaga no inverno e como tem chovido recentemente tem alagado bastante aí não tem como as criança passar, além de também se torna um pouco distante”, disse a mãe.
Alunos do turno vespertino da escola municipal Tropical estão sem transporte escolar desde o dia 13 de fevereiro
Arquivo pessoal
A falta de transporte escolar só atinge os alunos da tarde, já que no período manhã a rota de ônibus está normalizada.
*Estagiário sob supervisão de Samantha Rufino, do g1 RR
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.