Nove são presos em operação contra o tráfico de drogas em Barra do Piraí

Ação aconteceu nos bairros Muqueca, Maracanã e Grota do Neném. Entre os presos está a atual gerente do tráfico de drogas de uma das localidades alvo da operação. Oito homens e uma mulher foram presos durante uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar contra o tráfico de drogas realizada nesta sexta-feira (30) em Barra do Piraí (RJ). A ação aconteceu nos bairros Muqueca, Maracanã e Grota do Neném.
Segundo a Polícia Civil, a mulher, de 33 anos, é a atual gerente o tráfico de drogas do bairro Muqueca. Durante a operação, além das prisões, foram apreendidos uma arma calibre 22, 105 cápsulas de cocaína, quatro pedras de crack, 34 sacolés de maconha e 18 celulares.
A operação tinha como objetivo cumprir 17 mandados de busca e apreensão. Porém, durante o cumprimento, os suspeitos foram flagrados com ilícitos e acabaram presos em flagrante.
Delegado comenta operação contra o tráfico de drogas em Barra do Piraí
Todos os nove foram levados para a delegacia de Barra do Piraí e vão responder por tráfico e associação. As penas podem chegar a 25 anos de prisão.
A Polícia Civil informou que vai instaurar um inquérito para investigar a prática de corrupção de menores, com pena que pode chegar a quatro anos de detenção. Os adolescentes envolvidos podem sofrer medidas socioeducativas de até três anos de internação.
A operação recebeu o nome de “Asfixia”, pois teve como objetivo desarticular o tráfico de drogas no bairro Muqueca e em outras localidades da cidade. Cerca de 50 agentes e 25 viaturas participaram da ação.
“A operação ‘Asfixia’ visa desarticular o tráfico de drogas, evitando a venda tanto no Muqueca, quanto em bairros vizinhos, abastecidos por essa facção, que não hesita em corromper, viciar nossos jovens e até matar para garantir seus lucros sujos”, explicou o delegado titular da delegacia de Barra do Piraí, Antônio Furtado.
Investigações
De acordo com Furtado, os suspeitos foram monitorados por cerca de três meses. No decorrer das investigações, os agentes constataram indícios dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.
Segundo a Polícia Civil, a atual gerente do tráfico do bairro Muqueca assumiu o posto após a prisão do seu companheiro, de 34 anos, preso em 2022. O delegado informou que a “mudança de liderança intensificou a venda de entorpecentes na localidade”.
“Chama a atenção que o único limite que estes traficantes conhecem é a repressão das forças policiais, com o trabalho eficiente e indispensável do MPRJ e da Justiça. Os marginais, além de usarem jovens de 14 a 16 anos para o tráfico no bairro Muqueca, ainda se aproveitam de um homem de 28 anos, com problemas mentais, para a prática da atividade criminosa”, completou o delegado.
A partir das evidências coletadas, foi elaborado um relatório de inteligência pelo Grupo de Apoio aos Promotores (GAP) e complementado pela delegacia de Barra do Piraí. Após a Justiça expedir mandados de busca e apreensão, a operação foi deflagrada.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.