
Pelo segundo ano consecutivo, o NAVIT (Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes) estará presente nos desfiles das escolas de samba na passarela Nego Quirido, em Florianópolis, oferecendo suporte imediato às vítimas de crimes durante o Carnaval.

NAVIT vai atuar para garantir a segurança e acolhimento durante os desfiles na passarela Nego Quirido – Foto: Reprodução/ND
Os atendimentos ocorrerão nesta sexta-feira (28) e no sábado (1º) com o objetivo de proporcionar segurança e acolhimento a quem for afetado por situações como agressões físicas, crimes patrimoniais, violência sexual, racismo, homofobia e transfobia.
Garantia de um Carnaval seguro e apoio às vítimas de crimes
Em um espaço de fácil acesso, localizado no final da avenida, ao lado das arquibancadas vermelhas, o NAVIT estará de prontidão a partir das 21h, até o término dos desfiles. A sala de acolhimento contará com a participação de instituições parceiras da rede de proteção, incluindo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Polícia Civil, Guarda Municipal de Florianópolis e advogados da OAB/SC.
Além do atendimento às vítimas, o NAVIT também se dedica a atividades de prevenção e conscientização. Durante os desfiles, serão realizadas ações educativas para informar os foliões sobre crimes como racismo, homofobia, assédio e violência sexual.

Ações de prevenção e conscientização também serão realizadas – Foto: Divulgação/ND
A parceria com a LIESF (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis) e a Prefeitura Municipal de Florianópolis fortalece a iniciativa, proporcionando um ambiente mais seguro e inclusivo para todos.
Encaminhamentos e rede de atendimento
A operação contará com o apoio da segurança privada do local, que, junto ao NAVIT, realizará reuniões de planejamento para garantir que os atendimentos sejam eficazes.
Segundo o Coordenador do NAVIT na Capital e Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, a sala de atendimento funcionará como uma central, com a presença de diversos órgãos envolvidos no processo. “A vítima será encaminhada para o registro de ocorrência com a Polícia Civil e a Guarda Municipal. Se necessário, serão realizados exames e providenciados atendimentos jurídicos e psicológicos”, explicou o coordenador.

Órgãos de segurança e defesa estarão no local para prestar auxílio às vítimas – Foto: Divulgação/ND
O fluxo de atendimento incluirá a orientação sobre o inquérito policial, bem como o agendamento de reuniões pós-carnaval para dar continuidade ao processo. O objetivo é garantir que a vítima tenha pleno acesso a todos os seus direitos.
O que é o NAVIT?
O NAVIT foi criado para proporcionar um atendimento integral e humanizado a vítimas de crimes violentos, com o apoio de uma rede de mais de 20 instituições, incluindo órgãos governamentais e não governamentais. O serviço oferece suporte desde o momento da ocorrência do crime até a fase judicial, passando por acompanhamento psicológico, social e de saúde, além da orientação jurídica necessária.