
Hugo Motta afirmou que recebeu uma ligação do presidente Lula comunicando a indicação da parlamentar para a articulação política do governo com o Congresso. Gleisi assumirá a Secretaria de Relações Institucionais no lugar de Alexandre Padilha. Novo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em solenidade de abertura do ano legislativo.
Mario Agra/Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) afirmou nesta sexta-feira (28) que sempre teve “boa relação” com a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) – escolhida por Lula para assumir a articulação política do governo com o Congresso.
“Recebi ligação do presidente Lula comunicando a indicação da deputada Gleisi Hoffmann para o cargo de Ministra das Relações Institucionais. Sempre tive boa relação com ela no parlamento. Desejo pleno êxito na nova função e continuaremos o diálogo permanente a favor do Brasil”, afirmou Motta.
Atual presidente do PT, Gleisi vai substituir Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. A posse de Gleisi está marcada para 10 de março.
Gleisi chegou a ser cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, porém Lula optou por escalar a aliada na Secretaria de Relações Institucionais.
O presidente foi aconselhado por aliados a escolher um nome de partidos do Centrão para fazer a relação com o Congresso, porém não acatou a sugestão e manteve a pasta com o PT.
Em uma rede social, Lula comentou a escolha de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais, afirmando que a parlamentar “vem para somar”.
“A companheira e deputada federal Gleisi Hoffmann vai integrar o governo federal. Vem para somar na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados. O Alexandre Padilha assumirá o Ministério da Saúde. Bem-vinda e bom trabalho”, declarou o petista.