
O Procon de Guaramirim, no Norte catarinense, recebeu uma denúncia de venda de café falso em um supermercado da cidade. No pacote, semelhante a um original, continha a frase “pó para preparo de bebida sabor café tradicional”. O produto, no entanto, estava na mesma gôndola dos cafés tradicionais.

Café falso é encontrado em supermercado e Procon de SC emite alerta para consumidores – Foto: Divulgação/Procon/ND
Durante a fiscalização foi confirmado que o produto não era café puro, e sim uma mistura. A lista de ingredientes do produto era composta por café tradicional torrado e moído e polpa de café.
Na etiqueta de identificação, o produto estava descrito como “café tradicional 500g”. O preço era similar a de um café original atualmente: R$ 23,89.
O diretor do Procon, Adriano Machado, também visitou o estabelecimento. Junto com o responsável pelo supermercado, Machado providenciou a correção imediata, com a realocação do produto e a fixação de uma placa informando que se tratava de “pó para bebida sabor café”. O preço também foi ajustado, com redução do valor.
Machado orienta os consumidores a denunciarem produtos com informações enganosas pelo telefone (47) 3373-0690. “Vamos fazer visitas a outros estabelecimentos da cidade para verificar se há mais situações semelhantes e assegurar que todos os produtos comercializados estejam em conformidade com a legislação vigente”, afirmou.