Número corresponde às famílias que moram nas cidades atendidas pela Light. Confira quem tem direito ao benefício e como fazer para ter acesso a ele. Imagem de lâmpada
TV Globo/Reprodução
Cerca de 71 mil famílias que moram em cidades do Sul do Rio atendidas pela Light têm direito à Tarifa Social de energia elétrica oferecida pelo governo federal, mas não utilizam o benefício.
A tarifa é destinada às famílias inscritas no CadÚnico e com renda de até meio salário-mínimo por pessoa ou que tenham renda mensal de até três salários-mínimos, com alguém em tratamento de saúde que exija equipamentos ligados na tomada ou idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
O benefício concede descontos de 10% a 65%. A redução no valor da tarifa é escalonada: nos primeiros 30 kWh, é de 65%; de 31 até 100 kWh, é de 40%; de 101 a 220 kWh, de 10%; e o que passar desse consumo, não tem desconto.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o desconto é automático. Assim, as concessionárias de energia têm a obrigação de cruzar as informações dos cadastros de clientes com os dados do CadÚnico e aplicar a redução no valor das contas de quem tem direito.
Porém, de acordo com a Aneel, muitas famílias não recebem a tarifa social automaticamente por erros de cadastro. Por isso, as concessionárias estão alertando os clientes elegíveis ao benefício através de busca ativa.
Só nos seis primeiros meses deste ano, a Light cadastrou 16.559 famílias da região na Tarifa Social.
Como faz para ter o benefício?
Os consumidores que tiverem direito ao benefício precisam reunir os seguintes documentos para realizar a solicitação: NIS ou BPC, CPF, documento de identificação oficial com foto e o número da instalação que aparece na conta de energia.
Com os documentos em mãos, os moradores devem entrar em contato com a Light e realizar o pedido da tarifa. É possível fazer a solicitação por três canais: internet, WhatsApp (21) 99981-6059 ou telefone 0800-021-0196.
Posso perder o benefício?
De acordo com a Light, as famílias que já utilizam a Tarifa Social e não estiverem com os dados atualizados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) podem perder o benefício.
Por isso, a empresa alerta para que as famílias busquem regularizar a situação para que não percam o desconto.
Cidades atendidas pela Light
Na região, a Light atende 19 cidades. São elas: Barra do Piraí, Barra Mansa, Levy Gasparian, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Pinheiral, Piraí, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Sapucaia, Três Rios, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
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Cerca de 71 mil famílias do Sul do Rio têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, mas não utilizam o benefício
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