
A partir desta sexta-feira (28), instituições financeiras passam a oferecer o Pix por aproximação, uma nova forma de pagamento que promete mais praticidade. No entanto, o lançamento coincide com o início do carnaval, período que exige atenção redobrada com a segurança, especialmente em relação a roubos e furtos de celulares.

Pagamentos poderão ser feitos a partir de aplicativos de bancos e carteiras digitais – Foto: Enrico Sordili/R7
Para usar o Pix por aproximação, é necessário vincular a conta bancária a uma carteira digital autorizada pelo Banco Central, como Apple Pay ou Google Pay. Durante o processo, o usuário será direcionado ao aplicativo do banco para confirmar a autorização.
Cuidados para evitar prejuízos com o Pix por aproximação
Apesar da praticidade, a nova funcionalidade pode se tornar uma vulnerabilidade em caso de roubo ou furto do aparelho. Com o dispositivo em mãos, criminosos podem realizar transações rápidas, especialmente se o celular não estiver devidamente protegido.

Pix por aproximação acende alerta para novas fraudes – Foto: Joedson Alves/Agência Brasil/ND
Alexandre Oliveira, da Getnet, e Sílvia Scorsato, presidente da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), recomendam medidas preventivas para proteger dados e evitar prejuízos financeiros. Confira as dicas dos especialistas:
Esteja atento aos limites do Pix
Por padrão, o Pix por aproximação tem um limite de R$ 500 por transação, que pode ser ajustado pelo usuário. Também é possível bloquear horários para pagamentos, evitando transações suspeitas em caso de roubo do aparelho.
Proteja o aplicativo do banco e a carteira digital
Para usar o Pix por aproximação, é necessário vincular a conta do banco a uma carteira digital. Por isso, proteja seu aplicativo bancário e sua carteira digital com senhas adicionais, autenticação de dois fatores e funções de proteção contra roubo presentes nos celulares.
Cuidado com as maquininhas de pagamento
Ao realizar o Pix por aproximação, confirme o valor exibido na tela da máquina de pagamento e no seu celular. Desconfie de falhas na leitura do pagamento e evite transações em locais com pouca segurança.

Assim como método de pagamento de cartão por aproximação, Pix também será pago por aproximação em máquinas de cartão – Foto: Freepik/Reprodução/ND
Evite conexão em redes Wi-Fi públicas
Redes abertas em bares, praças e locais públicos podem ser acessadas por hackers, que terão acesso aos seus dados. Opte por usar a sua rede móvel para acessar serviços de pagamento online.
O que fazer em caso de roubo?
Se o celular for roubado, aja rapidamente:
- Bloqueie o aparelho com a operadora de telefonia móvel.
- Entre em contato com o banco para bloquear o aplicativo e as transações.
- Remova o acesso do dispositivo roubado das suas contas de e-mail.
- Caso identifique transações não autorizadas, entre em contato com o banco e registre um boletim de ocorrência para comprovar a fraude.