Conheça os influenciadores do carnaval: especialistas que fazem da paixão uma profissão

Portais e perfis ficam o ano inteiro em atividade, informando e divertindo o público. Muitos dos profissionais saíram da arquibancada para virar influenciadores. Apaixonados por carnaval trabalham para informar e divertir
A paixão pelos desfiles de escola de samba do Rio é tão grande que, no meio do público, é possível encontrra verdadeiros especialistas: pessoas que entendem do assunto, pegam o celular e vão para a Internet comentar. Muitos fizeram disso uma profissão: são os influenciadores do carnaval.
Veja aqui tudo sobre o carnaval do Rio
Fábio Moraes é um exemplo. Engenheiro e filho de sambista, ele está completando 18 anos como influenciador do carnaval. “Vamos para o 18º ano em 2025. Acabou que virou um trabalho, tenho uma equipe maravilhosa, não faço nada sozinho”, conta Fábio.
Com microfone na mão, luz e celular, eles trabalham o ano inteiro. Guilherme Alves, da TV Mais Carnaval, explica: “O carnaval não para. Já acabou e tem troca-troca, profissional pra lá, escolha de enredo, polêmica, treta…”.
Rangel Andrade, também da TV Mais Carnaval, complementa: “Durante o ano, diluímos o conteúdo em quadros. Não paramos porque estamos sempre nos reprogramando para trazer novidades”.
Nada fica de fora das coberturas. Onde há sambistas, lá estão eles. Carolina Freitas, do site Carnavalesco, diz que o grupo busca falar do “canaval raiz”.
“Focamos muito nos componentes das escolas, acompanhamos todos os ensaios, ensaios de rua e técnicos na Sapucaí. Fazemos matérias especiais com componentes, ouvimos musas, diretores, intérpretes, componentes da ala, gostamos muito da comunidade””, conta.
O foco pode estar em quem já entende da festa ou no público leigo. Diego Cardoso, do Didicas do Rio, comenta: “Falamos dos enredos de cada escola, quesitos, para que as pessoas entendam o que o julgador faz na avenida. Quando a escola passa, o que ele tem que julgar? O que tem que mostrar? Avaliar para o resultado final?”.
Cada perfil ou portal tem um seu formato. O trabalho é técnico, mas também há espaço para apreciar o espetáculo. “Somos apaixonados por carnaval, então não podemos deixar de apreciar, curtir todo momento que podemos, mas sempre com seriedade e respeitando todas as agremiações”, diz Lucas Sampaio.
Na Internet, não poderiam faltar os memes, claro, inspirados nas figuras do carnaval. No olhar apurado de Ângelo Mathias, do Sambistas da Depressão: “Essa alegoria está fazendo a dança da motinha”, brincou ele, sobre um carro.
Ângelo explica: “A página surgiu da necessidade de fazer humor com o carnaval. Porque o carnaval é isso: alegria, animação, galhofa, tudo o que é de bom é o carnaval”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.