
Uma nova onda de calor atinge parte de Santa Catarina a partir desta segunda-feira (24) e vai até o começo de março será atipicamente longa. A Defesa Civil informou que as máximas podem atingir entre 35°C e 38°C no período e alertou para os cuidados em meio a temperaturas extremas.

Santa Catarina é atingida por altas temperaturas durante onda de calor – Foto: Germano Rorato/ND
Conforme a MetSul Meteorologia, a onda de calor que começa no final de fevereiro é atípica e persiste até a primeira semana de março, em torno de 10 a 15 dias.
Essa se trata da terceira onda de calor de 2025 em Santa Catarina e a segunda só em fevereiro. Conforme a jornalista Camila Levien informou no BG Florianópolis, as temperaturas ficam 5°C acima da média. Além das máximas, as temperaturas mínimas também serão altas e variam entre 23°C e 25°C no amanhecer na Grande Florianópolis, por exemplo.
As temperaturas, que já atingiram 30°C na Grande Florianópolis, devem aumentar nos próximos dias. San Juan, na Argentina marcou 42,4ºC no sábado (22) e cidades do Rio Grande do Sul registraram entre 36,4ºC e 32,7ºC.
O que causa a onda de calor
A onda de calor, conhecida como bolha de calor, é um fenômeno que se caracteriza por uma área de alta pressão que fica parada em uma região por dias ou até semanas.
Segundo a MetSul, as temperaturas “estacionadas” impede que massas de ar mais frias e frentes frias, por exemplo, se formem. A condição faz com que o ar quente fique preso próximo à superfície terrestre, comprimido, o que eleva as temperaturas. O ar já quente, ao ser comprimido, aquece ainda mais, elevando significativamente as temperaturas locais.