
A Força Aérea Italiana divulgou, neste domingo (23), imagens dignas de um filme de ação: caças Eurofighter Typhoon interceptaram um Boeing 787 da American Airlines, que realizava o voo AA-292 entre Nova York e Nova Délhi. A aeronave precisou retornar após uma ameaça de bomba a bordo enquanto sobrevoava o Mar Cáspio, próximo ao Turcomenistão.
Assim que entrou no espaço aéreo italiano, o avião comercial foi escoltado por dois caças da Força Aérea Italiana. Vídeos e fotos divulgados pelos militares mostram os caças voando em formação próxima ao Boeing 787, com registros feitos a partir de um dos interceptadores.
O Boeing transportava 199 passageiros e decolou de Nova York com destino a Nova Délhi, mas a ameaça de bomba forçou o desvio para Roma. A aeronave pousou em segurança no aeroporto de Fiumicino, onde todos os passageiros desembarcaram e receberam assistência.
A escolta militar permaneceu até a aterrissagem do avião. Após uma inspeção detalhada, nenhuma bomba foi encontrada, confirmando que a ameaça era falsa.
Vídeo
Few more visuals from an Eurofighter cockpit : Fuerzas Armadas de Italia captures Eurofighter jets escorting the American Airlines Boeing 787-9 Dreamliner plane (N840AN) operating flight AA292 as it made a diversion to Rome Fiumicino Airport following a reported bomb threat.… https://t.co/nufBKVAZgR pic.twitter.com/6y0scYtm4d
— FL360aero (@fl360aero) February 23, 2025