Falsa denúncia de bomba nas usinas nucleares de Angra dos Reis é esclarecida pela Eletronuclear


Empresa disse que adotou todos procedimentos de segurança cabíveis mesmo considerando a denúncia inconfiável. Falsa denúncia de bomba nas usinas de Angra dos Reis é esclarecida pela Eletronuclear
A Eletronuclear se pronunciou na manhã desta quinta-feira (15) e esclareceu que é falsa a denúncia de que havia bomba nas dependências das usinas nucleares de Angra dos Reis (RJ).
Segundo a empresa, responsável por operar as usinas Angra 1 e 2, a ameaça não foi divulgada anteriormente para não causar pânico, já que tratava-se de uma denúncia falsa.
Ainda assim, a Eletronuclear disse que adotou todos procedimentos de segurança cabíveis e acionou os órgãos competentes: Polícia Federal, Polícia Militar, Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro, Ibama, prefeituras e Câmara dos vereadores de Angra dos Reis e cidades vizinhas, Comissão Nacional de Energia Nuclear e Colégio Naval da Marinha do Brasil.
No comunicado, a Eletronuclear garantiu que a explosão de uma bomba nas instalações das usinas não seria capaz de provocar um acidente nuclear que colocasse em risco a população ou o meio ambiente.
“As usinas nucleares de Angra possuem sistemas de segurança redundantes, independentes e fisicamente separados com condições de resfriar o núcleo do reator e os geradores de vapor em situações normais ou de emergência […], garantindo a proteção contra impactos externos (terremotos, maremotos, inundações e explosões) ou aumento da pressão em seu interior”.
Disse também que as usinas nucleares possuem sistema de segurança capaz de evitar um acidente nuclear na região.
Usina Nuclear Angra 1
Divulgação/Eletronuclear
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.