
A cidade de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, confirmou mais dois casos de Chikungunya nesta sexta-feira (21), segundo a Vigilância Epidemiológica. O município já registra quatro casos da doença e um de dengue em 2024.

Dois casos de Chikungunya foram confirmados em Xanxerê – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Xanxerê confirma mais dois casos de Chikungunya
Os novos pacientes são uma mulher de 52 anos, moradora do bairro São Jorge, e um jovem de 18 anos, residente no bairro Santos Dias. Ambos apresentaram os primeiros sintomas no dia 16 de fevereiro e tiveram a confirmação dos exames através do LACEN/SC (Laboratório Central de Saúde Pública de SC).
Combate ao mosquito
Após a confirmação dos dois casos de Chikungunya, o Programa de Controle da Dengue iniciou imediatamente as medidas de Bloqueio de Transmissão, além da investigação ambiental para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, os dois pacientes não têm histórico recente de viagens para fora do município, o que reforça a preocupação com a circulação do vírus na região.

Os dois pacientes não têm histórico recente de viagens para fora do município – Foto: Divulgação/Freepik/ND
Força-tarefa do programa de combate à dengue
Foi organizada uma força-tarefa com equipes de fiscalização em parceria com a Secretaria de Saúde, outras secretarias municipais, Defesa Civil e Regional de Saúde após os dois casos de Chikungunya serem confirmados.
O objetivo é garantir que as medidas de controle sejam eficazes, incluindo fiscalização, orientação nas residências e aplicação do inseticida BV, específico para o controle do mosquito Aedes aegypti.
Na próxima segunda-feira (24), serão realizadas ações específicas no bairro dos Estudos Portes, e nos próximos dias, as iniciativas devem se estender para os demais bairros onde os casos foram identificados.
Atenção aos sintomas
A Secretaria de Saúde alerta que, ao apresentar qualquer um dos sintomas abaixo, a pessoa deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima ou acionar o serviço de Telemedicina Xanxerê para avaliação.
- Chikungunya: febre alta, dor intensa nas articulações, inchaço nas mãos e pés, olhos vermelhos e manchas pelo corpo.
- Dengue: febre alta, dor muscular intensa, dor de cabeça e dor atrás dos olhos.
- Zika: febre baixa, inchaço nas articulações e manchas vermelhas com coceira.
Como prevenir
A principal forma de prevenção é combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando qualquer acúmulo de água parada em vasos de plantas, pneus, calhas e outros recipientes.
A Vigilância em Saúde reforça o pedido para que a população colabore, mantendo os quintais limpos e livres de possíveis criadouros do mosquito.