SSP anuncia viatura com Inteligência Artificial e câmera que reconhece rostos e placas de veículos


Projeto Vigia quer possibilitar recuperação mais ágil de veículos roubados e identificação de suspeitos de crimes. Viatura inteligente está em fase de implementação e percorrerá inicialmente as ruas de Teresina. Projeto propõe viatura com IA, internet e câmera para combater crimes no Piauí
Uma viatura policial com inteligência artificial, acesso à internet e visão computacional: essa é a proposta do Projeto Vigia, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex).
O sistema já está operando em fase de testes e utilizando a base de dados da SSP em tempo real. A previsão da secretaria é de que, após a fase de testes, destinada a aprimorar a tecnologia, o Projeto Vigia se expanda para todo o Piauí.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
📹 Como funciona? O sistema da viatura integra câmeras conectadas às bases de dados da SSP, permitindo o reconhecimento rápido de placas, rostos e objetos (veja no vídeo acima).
🚔 Qual o objetivo? A tecnologia vai possibilitar, conforme a secretaria, a recuperação mais ágil de veículos roubados e a identificação de suspeitos de crimes.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Projeto propõe viatura com IA, internet e câmera para combater crimes no Piauí
Divulgação/SSP-PI
Segundo Érico Leão, professor de ciência da computação na UFPI e um dos responsáveis pelo projeto, a viatura inteligente está em fase de implementação e percorrerá as ruas de Teresina para testar as ferramentas desenvolvidas.
“A ideia é usar um grupo de tecnologias para servir como ferramenta de auxílio à atuação policial, para tornar mais eficiente, mais inclusiva. Uma prestação de serviço aos cidadãos”, afirmou Érico.
O professor demonstrou uma das funcionalidades do projeto: a câmera. Ele apontou que o dispositivo fica fixo na viatura, mas pode ser retirado e movido pelos policiais.
Ao ser apontado para uma placa de carro, o visor da câmera reconhece rapidamente o padrão (Mercosul ou anterior) e a exibe em um tablet. O sistema faz então uma consulta ao banco de dados da SSP para verificar o status do veículo e se tem restrição de roubo ou furto.
Projeto propõe viatura com IA, internet e câmera para combater crimes no Piauí
Divulgação/SSP-PI
LEIA TAMBÉM:
Piauí oficializa convênio para a implementação de câmeras corporais nos agentes da segurança do estado
Prefeitura usa câmeras instaladas em carros para identificar pessoas que jogarem lixo em local irregular em Teresina
O hardware do equipamento é classificado como “acessível” pelo secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas. Ele afirmou que a câmera adquirida pela pasta custa R$ 48, mas, em grande escala, pode ser comprada por R$ 13.
Ainda de acordo com o secretário, o sistema já está operando e consultando as bases de dados da SSP em tempo real.
A previsão da secretaria é de que, após a fase de testes, destinada a aprimorar a tecnologia, o Projeto Vigia se expanda para todo o Piauí.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.