
A conta oficial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na rede social X (anteriormente conhecida como Twitter) foi desativada nesta sexta-feira (21). A informação foi dada inicialmente pela Folha de São Paulo e confirmada pelo STF ao portal iG.
A assessoria do STF confirmou que a decisão partiu do próprio Moraes, que não utilizava a plataforma desde janeiro de 2024.
O perfil do ministro foi criado em agosto de 2017, mas não recebia atualizações frequentes. Apesar disso, a conta permaneceu ativa até esta semana.
Na manhã de sexta-feira (21), os usuários que tentaram acessar o perfil se depararam com a mensagem:
“Essa conta não existe. Tente buscar outro(a).” Esse aviso geralmente aparece quando o próprio usuário decide excluir a conta.
Multas ao X
A desativação ocorreu um dia após Moraes determinar uma multa diária de R$ 100 mil à rede social X, devido ao descumprimento de uma ordem judicial.
A decisão estava relacionada a um inquérito que investiga o blogueiro Allan dos Santos. A Justiça solicitou ao X os dados cadastrais de um perfil ligado a Santos, mas a plataforma se recusou a fornecer as informações.
O X, empresa de Elon Musk, alegou que não coleta dados cadastrais dos usuários. Como resultado, a multa já acumula R$ 8,1 milhões até o momento.