
Desde o início do período de chuvas em dezembro, o Peru tem sofrido transtornos causados pelos temporais. Nesta quarta-feira (19), o governo do país declarou que 157 distritos seriam colocados em estado de emergência por 60 dias depois que chuvas intensas causaram inundações e o desabamento de casas em todo o território, informou a agência de notícias Reuters.
No começo de fevereiro, as autoridades locais já haviam declarado um alerta laranja sobre a situação. Uma enxurrada atingiu Nazca, na província de Ica, transformando ruas em córregos e levando lama, pedras e árvores pelo caminho. Segundo a mídia local, o caso aconteceu no último dia 6, após cinco horas de chuvas fortes.
Estado de emergência
A capital Lima e a região sul de Inca estão entre as regiões em estado de emergência, qye entrou em vigor nesta quinta-feira (20). Os agentes da polícia chegaram a resgatar uma mulher que ficou presa em um rio alagado em Inca.
Outro rio transbordou na cidade sulista de Nazca, causando sérios danos às casas e plantações nas proximidades e bloqueando estradas.
Segundo o sistema meteorológico AccuWeather, a cidade de Lima não tem grandes chances de chuva forte nos próximos dias, que serão predominantemente ensolarados e com poucas nuvens. Nesta sexta-feira (21), por exemplo, as chances de chuva são de 25% e de tempestade são 2%, de acordo com o site.
Confira as enchentes provocadas pela chuva no Peru:
#Perú | Un hombre se salvó de ser arrastrado por la corriente producto de las intensas lluvias caídas cuando intentó cruzar una calle.
Cuando no te llega la hora.. ocurre milagros como este. pic.twitter.com/JC8FfJwz1h
— WRadioEc (@WRadioEc) February 21, 2025
En las últimas horas de la tarde de hoy, 20 de febrero 2025; así la intensa lluvia en Lancones, provincia de Sullana, departamento de Piura, en el norte del país.
V: “Higuerón – Lancones”. pic.twitter.com/lxFOkfjeZI
— Ing.Met Wilian Alva (@ElClimaEnPeru) February 21, 2025
Piura . | 20 Febrero 2025 |:
Así, la represa de Poechos, en Sullana, departamento de Piura, en el norte del país.
Esto, debido a las lluvias que se vienen presentando, de manera regular.V: “Noticias360Peru”. pic.twitter.com/1eyolM42Tj
— Ing.Met Wilian Alva (@ElClimaEnPeru) February 21, 2025